Charles Baudelaire e o espiritual nas artes: um estudo comparativo entre poesia e pintura moderna
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i31.126073Palavras-chave:
poema, outras artes, tradição, ruptura, modernidadeResumo
Não há como atravessar verticalmente a obra poética de Charles Baudelaire sem considerar em algum momento, e espera-se que não tarde, a persistência das correspondências poéticas. Neste trabalho, por meio de uma análise intersemiótica dos sistemas de linguagem, destacamos correspondências estruturais entre dois sonetos de Les Fleurs du mal e a modernidade plástica das obras de Wassily Kandinsky e Jackson Pollock. Aspecto fulcral e determinante às leituras comparadas que apresentaremos, a teoria das correspondências na poesia de Baudelaire torna-se assunto incontornável para qualquer abordagem comparatista entre sua poesia e as obras plásticas da modernidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Aguinaldo José Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).