Figurações da mulher no cinema de Lars von Trier
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i31.129626Palavras-chave:
Lars von Trier, alteridade, personagem feminina, sacrifícioResumo
Partindo-se da recorrência de protagonistas mulheres na filmografia do diretor Lars von Trier, este artigo procura analisar os significados possíveis das personagens e narrativas. A partir da presença do mito de Medeia, passando pelas releituras da noção de sacrifício até o momento em que a personagem feminina encarna a alegoria da aventura humana em face do fracasso das utopias, o Outro assume a condição de homo faber.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Simone Rossinetti Rufinoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).