A divulgação de Graciliano Ramos em Portugal nas páginas da revista "Atlântico": suporte e atenuação do sentido
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i31.131891Palavras-chave:
Graciliano Ramos, Atlântico, Revista Luso-Brasileira, José Osório de Oliveira, infância, Estado Novo brasileiro e portuguêsResumo
Este artigo tem como objetivo examinar a colaboração de Graciliano Ramos com a revista luso-brasileira Atlântico, o mais importante elo editorial do intercâmbio literário e intelectual pactuado pelas ditaduras de Salazar e Vargas a partir do Acordo Cultural de 1941. Nesse processo investigativo, apresentam-se as diretrizes da política editorial do periódico e a ambiência discursiva com que ela enquadrava os textos. Em seguida, discute-se em que medida a dimensão crítica dos quadros memorialísticos publicados pelo autor alagoano em Atlântico procurava ser atenuada pela proposta do veículo de apresentar-se como um álbum luxuoso e enviesado de congraçamento literário entre as duas nações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Thiago Mio Salla
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).