ANTECEDENTES E REPERCUSSÃO INICIAL DA PUBLICAÇÃO DOS FARÓIS (1900), DE CRUZ E SOUSA
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i34.145713Palavras-chave:
simbolismo, Cruz e Sousa, Faróis, crítica literáriaResumo
Analisam-se neste artigo notícias sobre as celebrações do segundo aniversário de morte de Cruz e Sousa e a repercussão imediata, na imprensa periódica, da publicação naquele mesmo ano (1900) dos Faróis, livro de poesia do mais conhecido simbolista brasileiro. Consideram-se especialmente reportagens publicadas nos jornais A Imprensa e Cidade do Rio e breves apreciações críticas de Artur Azevedo e Medeiros e Albuquerque, que se pronunciaram sobre os Faróis. Pretende-se, ao final, sugerir certa vinculação entre a posição ocupada pelos intelectuais no campo literário e o sentido das suas intervenções jornalísticas nos episódios em causa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).