CANDIDO EM ANGOLA: DUAS FORMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i35.151460Palavras-chave:
história literária, sistema literário, Angola, BrasilResumo
Este breve ensaio visa comparar as obras Formação da literatura brasileira, de Antonio Candido, e A formação da literatura angolana, de Mário António (Angola). A conclusão evidente é a de que o primeiro serviu de modelo metodológico para o segundo. A hipótese menos evidente é a de que essa coincidência revela, não só a influência de Candido num país onde não tem sido estudada, mas também a fidelidade de M. António à sua formação inicial, comum à dos companheiros da Mensagem de Luanda.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).