LENDO MURILO MENDES NA SALA DE AULA, COM ANTONIO CANDIDO
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i35.154688Palavras-chave:
crítica literária, leitura, poesiaResumo
Com a primeira publicação em 1985, Na sala de aula é um volume que reúne uma coleção de seis ensaios sobre momentos distintos do desenvolvimento da poesia luso-brasileira sob a escrita de Antonio Candido. Quando o crítico se volta para a apreciação da poesia algo de seus escritos anteriores repercute no seu desempenho, a considerar que teoria e historiografia literárias se fazem modalidades discursivas que constituem o seu ofício. Tomando o último capítulo do volume, no qual a obra de Murilo Mendes é apreciada, intenta-se demonstrar a estratégia de leitura utilizada pelo crítico em larga escala, ainda que restrita à ilustração de um único poema.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).