AS POLÍTICAS DO CÂNONE: QUEM SE MARGINALIZA E POR QUÊ? O CASO DE VIMALA DEVI
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i36.159656Palavras-chave:
literatura goesa, cânone, crítica pós-colonial, exílio, nostalgia, literatura na diásporaResumo
Este artigo discute a formação de cânones nacionais face a escritores no exílio. Em segundo lugar questiona a preponderância de critérios políticos na receção de escritores que escrevem durante o período de descolonização, submetendo critérios estéticos e intelectuais ao alinhamento com determinadas ideologias.
Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Imagined Communities. London: Verso, 1991.
BHABHA, Homi. Nation and Narration. London: Routledge, 1990.
BOYM, Svetlana. “Nostalgia and its Discontents”. In The Future of Nostalgia. New York: Basic, 2001, p. 7-18.
BRAGA, Duarte Drumond. “The Voice of Two worlds”. In Paul Melo e Castro, ed., Colonial and Postcolonial Goan Literature in Portuguese. Cardiff: University of Wales Press, 2019, pp.124-146.
DEVI, Vimala. Súria. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1962
DEVI, Vimala. Monção. Lisboa: Escritor, (1963) 2003.
DEVI, Vimala. Hologramas. Lisboa: Atlântida Editora, 1969.
DEVI, Vimala. Telepoemas. Lisboa: Atlântida Editora, 1970.
DEVI, Vimala. A cidade e os dias. Lisboa: Editora Leitor, 2008.
DEVI, Vimala. Monsoon. Tradução de Paul Melo e Castro. Salt Lake City: Seagull Books, 2019.
FESTINO, Cielo. “Women without Men in Vimala Devi’s Monção”. In Paul Melo e Castro, ed. Colonial and Post-colonial Goan Literature in Portuguese. Cardiff: University of Wales Press, 2019, p.147-165.
FESTINO, Cielo. “Monção de Vimala Devi: contos de Goa à moda europeia”, Remate de Males, Universidade de Campinas, 2016, p. 435-459.
GAMA, Manuel. “Da Censura à autocensura no Estado Novo”, Respositorium da Universidade do Minho, 2009. Acesso em maio 2019. In: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/28548/4/CENSURA-Col%C3%B3q.Out-07%5Bdef.%5D.pdf
MELO E CASTRO, Paul. “Vimala Devi’s Monção: Last Snapshots from Colonial Goa”. In Portuguese Studies, vol. 25, n.1, 2009, p. 46-64.
PASSOS, Joana. “Vimala Devi: espaços, voz e línguas. In LOURENÇO, António e SILVESTRE, Osvaldo (coord.). Literatura, espaço, cartografias. Coimbra: CEP, Abril, 2011, p. 105-122.
PASSOS, Joana. Literatura goesa em português nos séculos XIX e XX: perspectivas pós-coloniais e revisão crítica. Famalicão: Editora Húmus, 2012.
PASSOS, Joana. “Poesia Goesa em português e o tema das bailadeiras: projecções e preconceitos nas metamorfoses do romantismo”. In: MACHADO, Everton V. e BRAGA, Duarte D. (orgs.). Goa portuguesa e pós-colonial: literatura, cultura e sociedade. Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, ACT 27, Ribeirão: Húmus, 2014, p. 179-197.
PASSOS, Joana. “Goan Migrant Literature”. Special Issue: “Goans on the Move”, InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies, vol. 7 (2018a), p. 213-223.
PASSOS, Joana. “Os estudos sobre Goa no âmbito do Oceano Índico”. Dossiê “Espaços transnacionais: narrativas do Oceano Índico”. In: Remate de Males, 38 (1), jan./jun., 2018b, Campinas. (DOI: 10.20396/remate.v38i1.8651255)
SOVIET Writers’ Congress 1934. London: Lawrence and Wishart, 1977.
STOCKER, Maria Manuel. Xeque-mate a Goa. Lisboa: Texto Editora, 2011.
WILDSCHUT, Tim, et al. “Nostalgia: Content, Triggers, Functions”. In Constantine SEDIKIDES, Constantine, ARNDT, Jamie and ROUTLEDGE, Clay (org.). Journal of Personality and Social Psychology, vol. 91, nº 5, 2006, 975-993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Joana Passos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).