A crônica crioula de Vera Duarte
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i39.174535Palavras-chave:
Vera Duarte, Literatura cabo-verdiana, CrônicaResumo
O artigo tem por objetivo investigar, na escrita do único livro de crônicas de Vera Duarte, dicções híbridas próprias do gênero na sociedade cabo-verdiana, quando a crônica, metamorfoseada de gênero histórico a literário, é um dos instrumentos humanizadores de valorização das questões do cotidiano que tenciona o espaço rebaixado em que a mulher foi inserida nas sociedades patriarcais. Percebe-se que a autora, em A palavra e os dias, retrata o seu dia a dia pela via das subjetividades do cotidiano, ao documentar e analisar aspectos da sociedade crioula.
Downloads
Referências
ANDRADE, Oswald. Pau-brasil. 6ª ed. São Paulo: Globo, 1998.
BENDER, Flora; LAURITO, Ilka. Crônica: história, teoria e prática. São Paulo: Scipione, 1993.
BRANCO, Lúcia Castello; BRANDÃO, Ruth Salviano. A mulher escrita. Belo Horizonte: Casa Maria, 1989.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 13ª ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 1999. Tradução de Carlos Sussekind.
CANDIDO, Antonio. À guisa de Introdução: a vida ao rés do chão. In: SETOR DE FILOLOGIA DA FCRB (Org.). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992, p. 13-22.
DUARTE, Vera. A palavra e os dias. Belo Horizonte: Nandyala, 2013.
DUARTE, Vera. O canto da sereia ou a emergência da voz das mulheres na literatura cabo-verdiana. In: GOMES, Simone Caputo (Org.). Contravento, pedra-a-pedra: conferências do I Seminário Internacional de estudos cabo-verdianos. Praia: Biblioteca Nacional, 2015. p. 229-244.
DUARTE, Vera. As transformações no mundo e os seus reflexos na vida literária. In: SPINOLA, Daniel (Org.). I Encontro de escritores caboverdianos. Praia: Cabo Verde, 1994, p. 9-17.
FLOWERS, Betty Sue (Org.). O poder do mito/Joseph Campbell com Bill Moyers. São Paulo: Palas Athena, 1999. Tradução: Carlos Felipe Moisés.
GOMES, Simone Caputo. A escrita literária de Dina Salústio e Vera Duarte: resistindo à persistência de um cânone de perspectiva masculina. Interdisciplinar: revista de estudo em língua e literatura, Universidade Federal de Sergipe, v 32, p. 227-242, jul-dez 2019.
GOMES, Simone Caputo. Literopintar Cabo Verde: a criação de autoria feminina. Revista Crioula, Universidade de São Paulo, v. 3, p. 1-23, 2008.
GOMES, Simone Caputo. Cabo Verde: literatura em chão de cultura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
LIMA, Norma Sueli Rosa. (Re)visitando Claridade: o encantamento da poesia cabo-verdiana com o modernismo brasileiro. 2000. 212 f. Tese (Doutorado) - Curso de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2000.
LIMA, Norma Sueli Rosa. Literatura cabo-verdiana em trânsito. Soletras: revista de Pós-graduação em Letras e Linguística. UERJ, n. 38, v. 2, p. 339-362, 2019.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. 2ª ed. São Paulo: N1 Edições, 2018. Tradução de José Juliano Gadelha.
MORRISON, Toni. A origem dos outros: seis ensaios sobre racismo e literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. Tradução de Fernanda Abreu.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Terra à vista. Discurso do confronto: velho e novo mundo. Campinas: Cortez, 1990.
LARANJEIRA, José Luís Pires. Pós-colonialismo e Pós-modernismo em contexto pré-moderno e moderno – o local e o nacional nas literaturas dos cinco e as ilusões da literatura-mundo. Estudos Literários. Coimbra, v. 5, p. 17-47, Tradução de Fernanda Abreu.
ROZÁRIO, Denira. Vera Duarte. In: ROZÁRIO, Denira. Palavra de poeta: Cabo Verde e Angola, entrevistas, antologias, biobibliografias dos maiores poetas de Cabo Verde e Angola. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil/Fundação Biblioteca Nacional, 1999. p. 91-102.
SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática, 1985.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Ed UFMG, 2010. Tradução de Sandra Regina Goulart.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Norma Sueli Rosa Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).