Esse cacilheiro sou eu: despertença em Tornado de Teresa Noronha
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i1.199296Palavras-chave:
exílio, relações raciais, MoçambiqueResumo
Este artigo debruça-se sobre o recente romance de Teresa Noronha, Tornado (2021), o qual recebeu, da Sociedade Portuguesa de Autores, o Prémio Maria Velho da Costa. Partindo do livro de memórias Out of Place (1999), de Edward Said, em que o crítico literário explora o conceito de exílio como uma forma de habitar o espaço com a consciência constante de que não se está em casa, pretende-se examinar como o romance de Noronha se rende e, ao mesmo tempo, expande esse conceito tão caro a Said. Ao mesmo tempo, tenho como intenção analisar a complexa rede das relações ditas raciais em Moçambique, e como elas contribuíram para a formação de um eu marcado pela diferença e, consequentemente, para o seu estilhaçamento interior. O sentimento de despertença conduz a narradora a um exílio interior e, posteriormente, exterior em busca de si mesma.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi K. The Location of Culture. New York: Routledge, 1994.
CANTINHO, Maria João. Teresa Noronha: “Acredito na escrita como uma procura de uma verdade”. Revista Caliban, [s. l.], 20 abr. 2021. Disponível em: https://revistacaliban.net/teresa-noronha-acredito-na-escrita-como-uma-procura-de-uma-verdade-59570897473b. Acesso em: 6 maio 2022
ENCONTRO “Moçambique: perguntas. Sociedade e Cultura”. 17 de março. Faculdade de Filologia. Santiago de Compostela: Galabra, 17 mar. 2022. 1 vídeo (7 h 46 min). Publicado pelo canal Universidade de Santiago de Compostela. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KR1TE0zUdk8&t=4951s&ab_channel=UniversidadedeSantiagodeCompostela. Acesso em: 20 mar 2022.
NORONHA, Teresa. Tornado. Porto: Exclamação, 2021.
NUSSBAUM, Martha C. Poetic Justice: The Literary Imagination and Public Life. Boston: Beacon, 1995.
RIBEIRO, Gabriel Mithá. ‘É Pena Seres Mulato!’: Ensaio sobre relações raciais. Caderno de Estudos Africanos, Lisboa, n. 23, p. 21-51, 2012. Disponível em: https://journals.openedition.org/cea/583. Acesso em: 14 abr. 2022
SAID, Edward. Out of Place. New York: Vintage, 2000.
SAID, Edward. Power, Politics and Culture: Interviews with Edward Said. London: Bloomsbury, 2004.
THOMAZ, Omar Ribeiro. Raça, nação e status: histórias de guerra e “relações raciais” em Moçambique. Revista USP, São Paulo, n. 68, p. 252-268, 2005-2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13496. Acesso em: 14 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).