Esse cacilheiro sou eu: despertença em Tornado de Teresa Noronha

Autores

  • Sandra Sousa University of Central Florida

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i1.199296

Palavras-chave:

exílio, relações raciais, Moçambique

Resumo

Este artigo debruça-se sobre o recente romance de Teresa Noronha, Tornado (2021), o qual recebeu, da Sociedade Portuguesa de Autores, o Prémio Maria Velho da Costa. Partindo do livro de memórias Out of Place (1999), de Edward Said, em que o crítico literário explora o conceito de exílio como uma forma de habitar o espaço com a consciência constante de que não se está em casa, pretende-se examinar como o romance de Noronha se rende e, ao mesmo tempo, expande esse conceito tão caro a Said. Ao mesmo tempo, tenho como intenção analisar a complexa rede das relações ditas raciais em Moçambique, e como elas contribuíram para a formação de um eu marcado pela diferença e, consequentemente, para o seu estilhaçamento interior. O sentimento de despertença conduz a narradora a um exílio interior e, posteriormente, exterior em busca de si mesma.

 

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Biografia do Autor

  • Sandra Sousa, University of Central Florida

    Professora Associada na University of Central Florida.

Referências

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Dossiê 44: Colonialismo/orientalismo: figuras e figurações do Império em narrati

Como Citar

SOUSA, Sandra. Esse cacilheiro sou eu: despertença em Tornado de Teresa Noronha. Via Atlântica, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 278–301, 2024. DOI: 10.11606/va.i1.199296. Disponível em: https://periodicos.usp.br/viaatlantica/article/view/199296.. Acesso em: 21 nov. 2024.