Fluxos comunitários: jangadas, margens e travessias
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i8.50009Palavras-chave:
Literatura e política, Literatura e cinema, Perspectivas iberoamericanas, Papel do intelectual, Globalização, ComunitarismosResumo
A partir da análise de imagem do filme Diários de motocicleta, de Walter Salles, são discutidos os sentidos da práxis do estudante Ernesto Guevara de La Serna e a perspectiva latino-americana que ela suscita. O rio Amazonas é nuclear para essas observações. Em torno dele, são enfocados os romances A jangada, de Júlio Verne, o filme Fitzcarraldo (O preço de um sonho), de Herzog, escritos de Euclides da Cunha e o recente romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum. Um dos temas centrais de Guimarães Rosa, a travessia, serve de motivo para a discussão do papel intelectual e dos comunitarismos culturais. A Jangada de Pedra, de José Saramago, é a interlocução portuguesa para essas reflexões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Benjamin Abdala Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).