Literatura comparada e globalização: os lugares comuns e as utopias
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i8.50016Palavras-chave:
Literatura comparada, Local, Universal, Comparabilidade, Alteridade, UtopiaResumo
Longe de ser uma disciplina para uma inteligentsia douta e avulsa dos problemas da sociedade, a literatura comparada propõe uma nova mentalidade de abertura humana e intelectual, que consiste numa posição crítica e combativa, na implicação do fenômeno literário nas grandes controvérsias ideológicas de nossa época. A "comparabilidade" é, portanto, uma indiscutível necessidade para superar a separação e o subsequente isolamento possível das culturas, sobretudo minoritárias. Essa "comparabilidade" não nasce apenas por força de um idealismo nobre, mas do reconhecimento da universalidade da experiência humana, onde adversidade cultural é inevitável, e por isso, altamente criativa, rica em vidas e imaginários poéticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Biagio D’angelo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).