Graciliano Ramos e Josué de Castro: um debate acerca da fome no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i13.50250Palavras-chave:
fome, miséria, tabu da fome, memória, críticaResumo
Este artigo reabre a questão da fome no interior das discussões político-literárias no Brasil de hoje, a partir de uma análise que conjugue um encontro imaginário entre dois escritores ícones desse tema: Josué de Castro e Graciliano Ramos. Apesar das naturezas distintas desses dois discursos, sendo um oriundo de uma geografia humana e outro da literatura ficcional, buscaremos mostrar como as teses do primeiro encontram raízes na ficção do segundo, e como, num terceiro momento, a crítica literária de Graciliano, contemporânea de Josué de Castro, buscou impedir o aflorar dessas mesmas teses.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Ana Paula Kiffer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).