Os óculos latino-americanos e o monóculo europeu: Manuel Bandeira e Eça de Queirós
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i13.50291Palavras-chave:
Eça de Queirós, Manuel Bandeira, imprensa brasileira no século XIX, doutrina de Monroe, nativismoResumo
O poeta Manuel Bandeira foi o primeiro a fazer o levantamento (títulos e datas) dos textos publicados por Eça de Queirós na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, de 1880 a 1897, acompanhando-o de alguns comentários. O presente texto focaliza a contundente reação crítica do poeta a um conjunto de matérias de Eça ali publicadas quatro anos antes de sua morte, sob o título geral de "A Propósito da Doutrina de Monroe e do Nativismo".
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Elza Miné
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).