Processos literários de leitura dialógica: o mundo como sala de aula

Autores

  • Robson Coelho Tinoco Universidade de Brasília (UnB)
  • Marília de Alexandria Universidade Federal de Goiânia Escola de Música de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i14.50383

Palavras-chave:

educação, texto literário

Resumo

O mundo, a educação, o texto literário (e musical) podem ser entendidos como representações de processos de leitura estruturados sob tópicos, segundo Mikhail Bakhtin, de situação comunicativa - interdependentes, as fronteiras entre tais processos não são absolutas e nelas se instauram, por exemplo, a produção literária de uma época. Ao aluno/leitor - imerso nesse triângulo dialógico - cabe reconstruir o próprio objeto de conteúdo estético, enquanto estrutura implícita no potencial histórico do texto.

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Publicado

2008-12-22

Edição

Seção

Dossiê 14: Literatura para crianças e jovens, leitura e ensino

Como Citar

TINOCO, Robson Coelho; ALEXANDRIA, Marília de. Processos literários de leitura dialógica: o mundo como sala de aula. Via Atlântica, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 103–118, 2008. DOI: 10.11606/va.v0i14.50383. Disponível em: https://periodicos.usp.br/viaatlantica/article/view/50383.. Acesso em: 9 mar. 2025.