“Canto a beleza, canto a putaria”: de Bocage e Camões a Adília

Autores

  • Luis Maffei Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i11.50664

Palavras-chave:

Bocage, Camões, Adília Lopes, poesia libertina

Resumo

Há, na lírica portuguesa, uma tradição que muito bem pode ser considerada pornográfica. Nesse campo, o nome incontornável é o de Bocage. Não obstante, é na altíssima voltagem erótica da poesia camoniana que Bocage usa boa parte de sua inspiração, pois é em Camões que se encontra, em estado inovador, uma dicção que contempla, por exemplo, a articulação entre amor e prática erótica. Nessa tradição, a contemporaneidade portuguesa apresenta o nome de Adília Lopes, poeta que, entre outros temas, canta diversas possibilidades do corpo.

 

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-06-29

Edição

Seção

Geral

Como Citar

MAFFEI, Luis. “Canto a beleza, canto a putaria”: de Bocage e Camões a Adília. Via Atlântica, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 75–86, 2007. DOI: 10.11606/va.v0i11.50664. Disponível em: https://periodicos.usp.br/viaatlantica/article/view/50664.. Acesso em: 3 maio. 2024.