O(s) contextos(s) indiano(s) da latinidade em Goa
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i19.50764Palavras-chave:
Goa, Dharma, Índia, latinidade, pós-colonialidade, língua portuguesaResumo
O artigo analisa, num primeiro momento, os fatores civilizacionais de caráter socioantropológico que condicionaram os encontros culturais de aproximadamente 450 anos de colonização portuguesa no estado indiano de Goa. Num segundo momento, o artigo investiga o legado contemporâneo dessa presença cultural da latinidade, sua apropriação sui generis marcada pela centralidade da noção indiana de dharma, e seus diversos matizes de manifestação nas esferas das línguas vernáculas, da religião, do direito e das artes tais como a música, a dança e o teatro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Dilip Loundo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).