Nômade de olhar atento e traço certo: Mário de Miranda, a arte da caricatura e os desencontros entre o mundo indiano e o olhar ocidental
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i19.55881Palavras-chave:
Mario de Miranda, caricatura, hibridismo cultural, crítica pós-colonialResumo
A análise de três caricaturas feitas pelo autor goês Mário de Miranda será enquadrada por uma revisão da história da caricatura, acompanhada de uma reflexão teórica sobre as características do gênero. Para discutir como as caricaturas selecionadas comparam ironicamente ocidente e oriente, sublinhando formas de contaminação e hibridismo cultural, recorremos À teoria pós-colonial como modelo crítico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Joana Passos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).