Imagetic disruption: de-westernizing the bodies, de-constructing the heteronormality

Authors

  • Adriana Pinto Fernandes de Azevedo Pontifícia Universidade Católica do Rio se Janeiro
  • Eneida Leal Cunha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i24.58057

Keywords:

Representations of the homosexual body, Heteronormativity, Brazilian culture, Brazilian films

Abstract

Based on the insights of Silviano Santiago in O homossexual astucioso [The Astute Homosexual] and Antonio Candido in Dialética da malandragem [The Dialectics of the Con Man], this article tries to articulate the transgressive, multivalent and nonwestern components of Brazilian culture and deconstruct the dichotomous pattern that regulates gender roles, sexuality and the representations of the homosexual body in two Brazilian films: Madame Satã (2002), directed by Karim Aïnouz, and Marcelo Lafitte’s Elvis & Madonna (2011).

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Author Biographies

  • Adriana Pinto Fernandes de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica do Rio se Janeiro
    Possui Graduação em Letras (Português / Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Letras / Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com auxílio de bolsa de fomento CAPES. (2012). Doutoranda pelo programa Literatura, Cultura e Contemporaneidade (2012-1), com bolsa de doutorado CNPq desde 2012-2. Sua pesquisa tem como enfoque a produção artística e cultural contemporâneas que atravessam questões como corpo, gênero, política, antropofagia, subjetividade, sexualidade, pornografia, pósporno, erotismo, escrita, experiência.
  • Eneida Leal Cunha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1972), mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal da Bahia (1979) e doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993). Professora Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professora Associada no Departamento de Letras PUC-RIO onde, desde 2011, é coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Literatura, cultura e contemporaneidade. Integra o quadro docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET-RJ. Tem atuação nas áreas de Letras e de Cultura e produção intelectual predominantemente sobre as questões identitárias que emergem na história e na contemporaneidade cultural e literária brasileira e de outros espaços lusófonos, especialmente nas interseções Brasil/África e Brasil/Portugal.

Published

2013-12-24

Issue

Section

Dossiê 24: Gênero, Sexualidades e novas subjetividades nas Literaturas de Língua Portuguesa

How to Cite

AZEVEDO, Adriana Pinto Fernandes de; CUNHA, Eneida Leal. Imagetic disruption: de-westernizing the bodies, de-constructing the heteronormality. Via Atlântica, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 13–28, 2013. DOI: 10.11606/va.v0i24.58057. Disponível em: https://periodicos.usp.br/viaatlantica/article/view/58057.. Acesso em: 18 may. 2024.