Sobre a categoria da mediação em Adorno
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i13.63931Palavras-chave:
Mediação, TheodorAdorno, teoria críticaResumo
O presente estudo toma como centro o modo como Theodor Adorno define a mediação entre arte e sociedade. O passo seguinte ´é verificar o modo como essa categoria aparece em diversos ensaios doa autor: Ensaio como Forma; Palestra sobre Lírica e Sociedade; Posição do Narrador no Romance Contemporâneo entre outros. O interesse é evidenciar o movimento de leitura de Adorno, que, ao estabelecer a primazia do objeto, desentranha a mediação do próprio objeto e impede a recepção imediata da obra de arte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Antônio Marcos V. Sanseverino Correio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).