O conto para jovens de Ricardo Ramos: Uma opção estética
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i26.82447Palavras-chave:
Ricardo Ramos, Conto, Literatura juvenil, RepresentaçãoResumo
As reflexões ora propostas buscam dar conta das imagens constituídas pelo narrador no conto “Herança”, de Ricardo Ramos, publicado na obra Estação primeira (São Paulo: Scipione, 1996) e indicada ao público juvenil. O intuito é demonstrar, à luz da teoria literária, que Ricardo Ramos parece sentir a necessidade de provocar uma reação, produzir um efeito no leitor com um modo de representação e um conteúdo representado que desnuda essência mesma da condição humana, sem, no entanto, abrir mão do caráter estético e, por isso mesmo, exigindo uma participação ativa do leitor no processo de interação com o texto ficcional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Aroldo José Abreu Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).