A leitura coletiva teatral (dialogando com a escola)

Autores

  • Mei Hua Soares Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98632

Palavras-chave:

leitura coletiva, teatro, escola, jovem

Resumo

Abordar aspectos da leitura coletiva realizada por jovens em dois grupos teatrais paulistanos para pensar as leituras realizadas na escola é o intuito do presente artigo. O treino do olhar e da escuta, o par ação-recepção, o caráter teleológico e o tempo da leitura são os elementos sobre os quais pretendemos nos debruçar. O estudo enfoca o leitor em diálogo com as práticas teatrais e escolares de leitura e tem como aporte teórico concepções de Wolfang Iser e Hans Robert Jauss, da Estética da Recepção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mei Hua Soares, Universidade de São Paulo
    Doutora na área de Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). Mestra na área de Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2009). Bacharel e Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2003).

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Dossiê 28: Literatura e Educação

Como Citar

SOARES, Mei Hua. A leitura coletiva teatral (dialogando com a escola). Via Atlântica, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 233–248, 2015. DOI: 10.11606/va.v0i28.98632. Disponível em: https://periodicos.usp.br/viaatlantica/article/view/98632.. Acesso em: 27 nov. 2024.