A visão criativa de Ousamane Sembène no filme La Noir de...

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i1.199751

Palavras-chave:

cinemas fricanos, Ousmane Sembène: La noire de..., cinematográfica, colonialismo

Resumo

Este artigo visa analisar alguns meios de expressão da linguagem cinematográfica utilizados por Ousmane Sembène no filme La Noire de…(1966). Para tanto, recorre-se, sobretudo, ao proposto por Marcel Martin (1990) e por Mary Ann Doane (1983). Além dos procedimentos que constituem elementos da linguagem fílmica, este estudo aborda o cinema enquanto artefato cultural que colabora à construção de significados sociais.

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Biografia do Autor

  • Ella Ferreira Bispo, Universidade Federal do Piauí

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí, integrante do Projeto de Pesquisa e extensão "Teseu, o labirinto e seu nome", membro do IFARADÁ e do Grupo de Pesquisa "Americanidades: lugar, diferença e violência".

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Dossiê 44: Colonialismo/orientalismo: figuras e figurações do Império em narrati

Como Citar

BISPO, Ella Ferreira. A visão criativa de Ousamane Sembène no filme La Noir de... Via Atlântica, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 219–247, 2024. DOI: 10.11606/va.i1.199751. Disponível em: https://periodicos.usp.br/viaatlantica/article/view/199751.. Acesso em: 23 nov. 2024.