A visão criativa de Ousamane Sembène no filme La Noir de...
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i1.199751Palavras-chave:
cinemas fricanos, Ousmane Sembène: La noire de..., cinematográfica, colonialismoResumo
Este artigo visa analisar alguns meios de expressão da linguagem cinematográfica utilizados por Ousmane Sembène no filme La Noire de…(1966). Para tanto, recorre-se, sobretudo, ao proposto por Marcel Martin (1990) e por Mary Ann Doane (1983). Além dos procedimentos que constituem elementos da linguagem fílmica, este estudo aborda o cinema enquanto artefato cultural que colabora à construção de significados sociais.
Downloads
Referências
BAMBA, Mahomed. Imagens e discursos dos filmes africanos sobre as experiências migratórias e o “desejo de alteridade”. RUA – Revista Universitária do Audiovisual. São Carlos, 15 ago. 2011. Disponível em: https://www.rua.ufscar.br/imagens-e-discursos-dos-filmes-africanos-sobre-as-experiencias-migratorias-e-o-desejo-de-alteridade/. Acesso em: 12 abr. 2023.
BRANCO, Sérgio Dias. “A Cultura é Política”: o cinema de Ousmane Sembène na África Pós-Colonial. In: SALES, Michelle; CUNHA, Paulo; LEROUX, Liliane (Orgs.). Cinemas pós-coloniais e periféricos. Rio de Janeiro: LCV, 2020. v. 2, p. 145-155.
CARDOSO, Daíse de Oliveira; TORRES, Alfredo Werney Lima. Um engenho de memórias: o processo de tradução de Menino de engenho para o cinema. RUA: Revista Universitária do Audiovisual, São Carlos, 19 jun. 2014. Disponível em: https://www.rua.ufscar.br/um-engenho-de-memorias-o-processo-de-traducao-de-menino-de-engenho-para-o-cinema/. Acesso em: 12 abr. 2023.
CARNEIRO, Aparecida Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Trad. de Noémia de Sousa. Lisboa: Sá da Costa, 1978.
DOANE, Mary Ann. A voz no cinema: a articulação de corpo e espaço. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal, 1983. p. 457-475.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Trad. de José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
GALEANO, Eduardo. Patas arriba: la escuela del mundo al revés. Madrid: Siglo XXI, 2000.
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural da Amefricanidade. In: GONZALEZ, Lélia (org.). Primavera para as rosas negras. São Paulo: Diáspora Africana, 2018. p. 321-334.
LA NOIRE de… Direção: Ousmane Sembène. Produção: André Zwoboda. Nova York: New Yorker Video, 1966. 1 DVD (65 min).
MARCEL, Martin. A linguagem cinematográfica. Trad. de Paulo Neves. São Paulo: Brasiliense, 1990.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Trad. de Sebastião Nascimento. São Paulo: N-1, 2018.
MBEMBE, Achille. Sair da grande noite: ensaio sobre a África descolonizada. Luanda: Mulemba, 2014.
OLIVEIRA, Maíra Zenun de. Sobre a colonialidade do pensamento em imagens e a reinvenção da negritude no Fespaco: maior festival de cinema africano. Rebeca: Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 5, n. 2, p. 1-32, 2016.
QUIJANO, Aníbal. Cuestiones y Horizontes: de la dependencia histórica-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder. Bueno Aires: Clacso, 2014.
SANTOS, Luis Carlos. La Noire de: a noção de liberdade a partir da Filosofia africana e o cinema africano. ArteFilosofia, v. 15, n. 28, , p. 129-150, 2020.
SERRANO, Carlos; WALDMAN, Maurício. Memória d’África: temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2007.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. Trad. de Marcos Soares. São Paulo: CosacNaify, 2006.
THACKWAY, Melissa. Introduction. In: THACKWAY, Melissa (org.). Africa Shoots Back: Alternative Perspectives in Sub-Saharan Francophone African Film. Indiana: Indiana University Press, 2003. p. 01-15.
THIAW, Ibrahima. História, cultura material e construções identitárias na Senegâmbia. Afro-Ásia, Salvador, n. 45, p. 9-24, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ella Ferreira Bispo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).