Reabilitação psicossocial da criança com traumatismo cranioencefálico: conseqüências na afetividade/emocional
Palavras-chave:
Criança Paralisia, Traumatismo Cranioencefálico, Psicologia, ReabilitaçãoResumo
As autoras colocam em pauta a reabilitação psicossocial da criança com traumatismo cranioencefálico, em suas diferentes facetas, considerando-se os déficits físicos, cognitivos e aspectos afetivos/emocionais. Destacam a posição que os pais ocupam no momento de crise e as conseqüências posteriores no âmbito emocional. Ressaltam a violência que ocorre com as crianças e com os pais, decorrentes de normas culturais e sociais. Concluem, enfatizando a responsabilidade partilhada entre pais, crianças e sociedade com respeito à questão da prevenção.
Downloads
Referências
Fletcher JM, Levin HS, Lachar D, Kusnerik L, Harward H, Mendelsohn D, et al. Behavioral outcomes after pediatric closed head injury: relationships with age, severity, and lesion size. J Child Neurol. 1996;11(4):283-90.
Halpern D. Reabilitação de crianças com lesão cerebral. In: Kottke FJ, Stillwell GK, Lehmann JF. Krusen: Tratado de Medicina de Reabilitação. São Paulo: Manole; 1986.
Heller A. Teoria de los sentimentos. Barcelona: Ed. Fontamara; 1985.
Jaffe KM, Massagli TL, Martin KM, Rivara JB, Fay GC, Polissar NL. Pediatric traumatic brain injury: acute and rehabilitation costs. Arch Phys Med Rehabil. 1993;74(7):681-6.
Miller L. Family therapy of brain injury: syndromes, strategies, and solutions. The American Journal of Family Therapy. 1993;21(2):111-121.
Zuckerman GB, Conway EE. Accidental head injury. Pediatric Annals. 1997;26(10):621-632.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1999 Acta Fisiátrica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.