Aquisição de uma habilidade motora de alcance e manipulação em crianças com paralisia cerebral classificadas nos níveis I e II do Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS): relato de casos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v31i3a225673Palavras-chave:
Paralisia Cerebral, Destreza Motora, Atividade MotoraResumo
A paralisia cerebral (PC) é primariamente um distúrbio neuromotor que afeta o desenvolvimento do movimento, tônus muscular e postura. Crianças com PC podem apresentar deficiências sensório-motoras que podem comprometer a execução dos movimentos do membro superior com impacto nas atividades de vida diária (AVD`s). O Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS) descreve como crianças com PC utilizam as mãos para manipular objetos no dia a dia. Objetivo: Avaliar se crianças com PC classificadas nos níveis I e II da escala MACS apresentam diferença na aprendizagem de uma habilidade de alcance e manipulação. Método: Relato de casos que incluiu 2 crianças com PC de 4 anos de idade, classificadas nos níveis I e II da escala MACS. Foi realizada uma sessão de treinamento de uma tarefa de alcance e manipulação. Como variável foi adotado o tempo de execução das sequências, a média de tempo dentro dos blocos e a primeira tentativa como medida pré teste e a última como pós teste. Resultados: A criança com PC classificada no nível I da escala MACS apresentou uma melhora na tarefa de alcance e manipulação, com redução de 35,53% no tempo de execução. Já a criança classificada no nível II, não obteve redução no tempo de execução, mas sim, um aumento de 4,76% no tempo de execução. Conclusão: Crianças com PC classificadas no nível I da escala MACS têm melhor desempenho em tarefas de alcance e manipulação ao se comparar com as crianças classificadas no nível II.
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