Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.174792Palavras-chave:
Arte contemporânea, Feedback, Participação, TecnologiaResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre a interatividade tecnológica na arte contemporânea. Para este fim, discorre sobre os modos de incorporação do espectador, com foco na superação da dicotomia entre observador passivo e interator ativo e da tendência em abordar a interatividade numérica como fenômeno disruptivo. Por último, fundamentado no trabalho do artista mexicano Rafael Lozano-Hemmer, o estudo identifica três modelos de resposta (output) visuais pautados em sistemas presenciais de feedback humano-máquina.
Downloads
Referências
BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify Portátil, 2012.
BISHOP, Claire. Participation. London: Whitechapel/Cambridge: MIT Press, 2006.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BURGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify Portátil, 2012.
BURNHAM, Jack. Real Time Systems. Artforum, Nova York, n. 8, p. 49-55, 1969.
COUCHOT, Edmond. A arte pode ser ainda um relógio que adianta? O autor, a obra e o espectador na hora do tempo real. In DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 1997, p. 135-143.
COUCHOT, Edmond. TRAMUS, Marie-Helène; BRET, Michel. A Segunda Interatividade: em direção a novas práticas artísticas. In: DOMINGUES, Diana. Arte e Vida no Século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
GERE, Charlie. Arte como retroalimentación. In FEEDBACK: arte que responde a instrucciones, a inputs o a su entorno. Catálogo de exposição. Fundación La Laboral, Gijón, p. 62–77, 2007.
GIANNETTI, Claudia. A estética digital: sintopia da arte, ciência e tecnologia. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2006.
HUHTAMO, Erkki. Twin-touch-test-redux: abordagem arqueológica da mídia para a arte, interatividade e tatibilidade. In DOMINGUES, Diana. Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 111-137.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
PLAZA, Júlio. Arte e interatividade: autor-obra-recepção. ARS, São Paulo, vol. 1, n. 2, p. 8-29, dez. 2003.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
ROKEBY, David. Transforming Mirrors: Subjectivity and Control in Interactive Media. In PENNY, Simon (ed.). Critical Issues in Electronic Media. Nova York: Sunny Press, 1995, p. 133-158.
SHANKEN, Edward A. From Cybernetics to Telematics. In ASCOTT, Roy. Telematic Embrace: Visionary Theories of Art, Technology and Consciousness. Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 2003, p. 1-95.
VENTURELLI, Suzete; MACIEL, Marcio L. B. Imagem interativa. Brasília: Editora UnB, 2008.
ZICS, Brigitta. Transparency, Cognition and Interactivity: Toward a New Aesthetic for Media Art. Tese (Doutorado em Arte e Tecnologia). University of Wales, Newport, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patrícia Teles Sobreira de Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 001