Onde se fala de António Pedro – a partir dos seus pares e ímpares a propósito da consciência surrealista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v16i32p43-51

Palabras clave:

António Pedro, Surrealismo, Literatura Portuguesa, Literatura e outras artes

Resumen

Apesar de destacarem a importância de António Pedro (1909-1966) para a literatura e as artes portuguesas, críticos como Jorge de Sena e José-Augusto França fizeram ressalvas sobre a falta de “consciência surrealista” desse artista múltiplo. A partir da interposição dessa dúvida teórica, discute-se aqui, ainda que brevemente, o lugar de António Pedro no Surrealismo Português e demonstra-se, numa espécie de reposta tardia ou desagravo, os sinais da sua (supra)consciência em ensaios, artefatos literários e obra visual.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • André Luiz do Amaral, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Professor de Literatura Portuguesa e Teoria Literária na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas. Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus São José do Rio Preto. Mestre em Literatura, Bacharel em Teologia e Licenciado em Letras/Português  pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Referencias

ACÉPHALE. Série periódica. Número 5. Trad. Fernando Scheibe. Florianópolis: Cultura e barbárie, 2014.

ANTELO, Raúl. Maria com Marcel: Duchamp nos trópicos. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

ARAGON, Louis. Uma vaga de sonhos. Trad. Flávia Falleiros. São Paulo: 100/cabeças, 2024.

BATAILLE, Georges. The Absence of Myth: Writings on Surrealism. Trad. Michael Richardson. London, New York: Verso, 2006.

BATAILLE, Georges. Documents: Georges Bataille. Trad. João Camillo Penna e Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

BRETON, André; ÉLUARD, Paul. Dicionário abreviado do surrealismo. Trad. Diogo Cardoso. São Paulo: 100/cabeças, 2024.

COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Trad. Cleonice P. Mourão, Consuelo F. Santiago e Eunice D. Galéry. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

EINSTEIN, Carl. Documents: Carl Einstein. Trad. Takashi Wakamatsu. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2019.

EIRAS, Pedro. “As mãos de António Pedro” Cadernos de Literatura Comparada. Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, n. 36, p. 251-268, jun/2017.

ERNST, Max. “O que é o Surrealismo”. Trad. Márcia Arbex. Callgrama, Belo Horizonte, n. 5, p. 220-223, novembro/2000.

FABRIS, Annateresa. “As exposições brasileiras de António Pedro e sua recepção crítica”. Lumen et Virtus - Revista Interdisciplinar de Cultura e Imagem, v. 13, n. 34, p. 67-96, jul-dez/2022.

FRANÇA, José-Augusto. “António Pedro & António Dacosta”. Colóquio Artes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 32, p. 26-32, fev. 1965.

FRANÇA, José-Augusto. “Estudo de uma pintura de António Pedro”. Colóquio-Artes, n. 15, p. 18-19, dezembro de 1973.

FRANÇA, José-Augusto. A Arte em Portugal no Século XX. Venda Nova: Bertrand Editora, 1985.

KLEIBER, Pierre-Henri (ed.). L’Encyclopédie «Da Costa» (1947-1949). D’Acéphale au Collège de ’Pataphysique. Fac-similé intégral, Lausanne: L’Âge d’homme, 2014.

KRAUS, Rosalind. “Michel, Bataille, et Moi, and I”. Artforum, p. 74-75, jan. 1994.

LEÃO, Isabel Vaz Ponce de. “Uma poética do feio: António Pedro e as Artes Plásticas”. In: HOMEM, Rui Carvalho; LAMBERT, Maria de Fátima. Olhares e escritas: ensaios sobre palavra e imagem. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2005, p. 53-63.

LEIRIS, Michel. “Joan Miro”. Documents, v. 1, n. 5, p. 263-269, Oct. 1929.

MELO E CASTRO, E. M. de. As Vanguardas na Poesia Portuguesa do Século Vinte. 2ª ed. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1987.

MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa: volume único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

OLIVEIRA, Fernando Matos. “Introdução”. In: PEDRO, António. Antologia Poética. Introdução, Selecção e Notas de Fernando Matos Oliveira. Braga/Coimbra: Angelus Novus, 1998, p. ix–xliii.

PEDRO, António. “Onde se fala de Joan Miró – dos seus pares e dos seus ímpares a propósito da sua passagem por Lisboa”. Mundo Literário, Lisboa, n. 44, 8 de março de 1947.

PEDRO, António. Antologia Poética. Introdução, Selecção e Notas de Fernando Matos Oliveira. Braga/Coimbra: Angelus Novus, 1998.

PEDRO, António. Apenas uma Narrativa: Romance. Posfácio de José-Augusto França. 3ª ed. Vila Nova de Famalicão: Quasi, 2007.

SENA, Jorge de. Estudos de Literatura Portuguesa - III. Lisboa: Edições 70, 1988.

SIMAS, Mônica. “O Surrealismo será o que a nossa consciência ditar”. In: SANTOS, Gilda; RUAS, Luci. Sena e Sophia: centenários. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020, p. 417-432.

VALANDRO, Letícia. “Surrealismo e dimensão plástica em Apenas uma narrativa, de António Pedro”. Revista do CESP, Belo Horizonte, v. 37, n. 58, p. 57-73, 2017.

Publicado

2024-12-26

Cómo citar

Amaral, A. L. do . (2024). Onde se fala de António Pedro – a partir dos seus pares e ímpares a propósito da consciência surrealista. Revista Desassossego, 16(32), 43-51. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v16i32p43-51