Fragmentos de uma aventura sob ocultação: Sergio Lima e o Surrealismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v16i32p141-164Palabras clave:
Sergio Lima, Surrealismo no Brasil, PoesiaResumen
Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns aspectos da poesia do surrealista brasileiro Sergio Lima, principalmente a partir de suas duas obras iniciais: Cantos à Mulher Nocturna e Amore. Nossa intenção é, portanto, expor dados relevantes da atuação de Sergio Lima no âmbito do surrealismo. Para isso, recorreremos a alguns dados biográficos e bibliográficos, como as cartas que Sergio enviou a André Breton na década de 1960 e que permitiram sua recepção pelos surrealistas franceses. Além disso, abordaremos fatos concernentes à recepção de sua obra pelos surrealistas portugueses, como Mário Cesariny e Ernesto Sampaio. Ao final, de modo a contribuir com futuros estudos, pretendemos ter criado um perfil deste autor ainda pouco lido e conhecido pelo público em geral.
Descargas
Referencias
ALEXANDRIAN, Sarane. “Psychogenèse de l’écriture automatique”. In: ALEXANDRIAN, Sarane. Le surréalisme et le rêve. Paris: Gallimard, 1974.
ALEXANDRIAN, Sarane. O Surrealismo. Tradução de Adelaide Penha e Costa. São Paulo: EDUSP; Lisboa: Editora Verbo, 1976.
ARAGON, Louis. O camponês de Paris. Tradução de Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
BALAKIAN, Ana. O Simbolismo. Tradução de José Bonifácio A. Caldas. São Paulo, Perspectiva, 1985.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
BRETON, André (dir.). La brèche – Action Surréaliste, n. 8. Paris: Le terrain vague, novembro de 1965.
BRETON, André. “El La”. In: BRETON, André. Antología (1913-1966). Selección y prólogo de Marguerite Bonnet, tradución de Tomás Segovia. México: Siglo Veintiuno, 1989.
BRETON, André. O amor louco. Tradução de Luiza Neto Jorge. Lisboa: Editorial Estampa, 1971.
BRETON, André. Entrevistas. Tradução de Ernesto Sampaio. Lisboa: Salamandra, 1994.
BRETON, André. Manifestos do surrealismo. Tradução e notas de Sergio Pachá. Rio de Janeiro: Nau, 2001.
CESARINY, Mário. “Sem título”. In: CESARINY, Mário. A Intervenção Surrealista. Lisboa: Ulisseia, 1966.
CESARINY, Mário. Sinal respiratório – cartas para Sergio Lima. Organização de Perfecto E. Cuadrado. Lisboa/Vila Nova Famalicão: Sistema Solar e Fundação Cupertino de Miranda, 2019.
CUADRADO, Perfecto E. “De Pirassununga a Lisboa-os-Sustos: O mesmo mar, o mesmo fogo”. In: CESARINY, Mário. Sinal respiratório – cartas para Sergio Lima. Organização de Perfecto E. Cuadrado. Lisboa/Vila Nova Famalicão, Sistema Solar e Fundação Cupertino de Miranda, 2019.
FARIA, Álvaro Alves de; MOISÉS, Carlos Felipe (org.). Antologia Poética da Geração 60. São Paulo: Nankin Editorial, 2000.
FAVRAT, Felipe Maia Neves. A relação entre imagem poética e imagem erótica em A alta licenciosidade, de Sergio Lima. Trabalho de iniciação científica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015.
FRANCO, António Cândido (org.). A ideia – revista de cultura libertária, n. 75/76. Évora: Europress, 2015. Disponível em: https://aideia.blog/2018/07/02/surrealismo-satanismo-poetico-a-ideia-75-76/.
GONÇALVES JUNIOR, Elvio Fernandes. “O olhar anômalo: modos de ver e apreender o mundo na obra de Manoel de Barros”. Opiniães ― revista dos alunos de literatura brasileira, São Paulo, n. 12, p. 181-192, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/opiniaes/article/view/142843.
GONÇALVES JUNIOR, Elvio Fernandes. “A concreção do Desejo: reflexões sobre a poesia de Sergio Lima”. A ideia – revista de cultura libertária, n. 87/88/89. Évora: Europress, 2019.
GONÇALVES JUNIOR, Elvio Fernandes. Da montanha transparente à sintaxe do abismo: escrita automática, collage e imagem poética na obra inicial de Sergio Lima. 2023. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. doi:10.11606/D.8.2023.tde-11072023-104553. Acesso em: 2024-12-19.
LIMA, Sergio. Amore. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1963.
LIMA, Sergio. A alta licenciosidade – poética & erótica. São Paulo: Edição do Autor, 1985.
LIMA, Sergio. “Grupo Surrealista de São Paulo”. Depoimento. Escrituras Surrealistas, n. 1. São Paulo: Edições Resto do mundo, 1993.
LIMA, Sergio. Cantos à mulher nocturna. Coimbra: Debout sur l’oeuf, 2009.
LIMA, Sergio. “Cantos à Mulher Nocturna – apresentação da caixa de puros com cadernos de prosa poética (2 de agosto de 2009)”. In: CARVALHO, Miguel de. (org.). Revista Debout sur l’oeuf 1. Coimbra: Debout sur l’oeuf, setembro de 2010, s/p.
LIMA, Sergio. “Cartas (inéditas) de Sergio Lima a André Breton”. A ideia – revista de cultura libertária, n. 75/76. Évora: Europress, 2015.
LIMA, Sergio. “Memorial”. A ideia – revista de cultura libertária, n. 75/76. Évora: Europress, 2015.
LIMA, Sergio. “Notas acerca do movimento surrealista no Brasil”. In: LÖWY, Michael. A estrela da manhã – Surrealismo e Marxismo. São Paulo: Boitempo, 2018.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
SAMPAIO, Ernesto. “Amore, de Sergio Lima”. Jornal de letras e artes, ano 7, n. 258, dez. 1967. In: CESARINY, Mário. Sinal respiratório – cartas para Sergio Lima. Organização de Perfecto E. Cuadrado. Lisboa/Vila Nova Famalicão, Sistema Solar e Fundação Cupertino de Miranda, 2019.
WILLER, Claudio. “Comentário Crítico”. In: LIMA, Sergio. A alta licenciosidade – poética & erótica. São Paulo: Edição do Autor, 1985, p. 505-507.
WILLER, Claudio. Um Obscuro Encanto: Gnose, Gnosticismo e Poesia Moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Elvio Fernandes Gonçalves Junior

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.