Trauma e contradições em relacionamentos íntimos entre professores e alunas: uma perspectiva ferencziana

Autores

Palavras-chave:

relacionamentos íntimos, professores, alunas, trauma, Sándor Ferenczi

Resumo

Nota-se, na literatura, uma lacuna no que diz respeito a relacionamentos íntimos entre professores e alunas de Ensino Médio, apesar de relatos sobre isso serem comuns. O presente estudo objetiva investigar as características e as consequências desses relacionamentos, bem como compreender os processos subjetivos e relacionais neles envolvidos. Para tanto, o presente artigo, que se fundamenta na teoria psicanalítica de Sándor Ferenczi, apresenta a história de duas mulheres, com idades de vinte e quatro e vinte e sete anos, que foram entrevistadas por meio do Método de Entrevista Narrativa de Associação Livre, um método de pesquisa qualitativo baseado na psicanálise.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Ferrador, Universidade Federal de São Carlos

    Psicóloga clínica. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise (NEPP/UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

  • Leonardo Câmara, Universidade Federal de São Carlos

    Psicanalista. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi/UFSCar), membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF) e do The International Sándor Ferenczi Network (ISFN), São Carlos, SP, Brasil.

Referências

Câmara, L. (2012). Do descrédito (desmentido) à catástrofe: a teoria ferencziana do trauma (Monografia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Christensen, L. S., & Darling, A. J. (2020). Sexual abuse by educators: a comparison between male and female teachers who sexually abuse students. Journal of sexual aggression, 26(1), p. 25-35.

Eizirik, C. L., & Lewkowicz, S. (2015). Contratransferência. In C. L. Eizirik, R. W. Aguiar, & S. S. Schestatsky (Orgs.) Psicoterapia de Orientação Analítica: Fundamentos Teóricos e Clínicos, 3 ed., Porto Alegre: Artmed Editora Ltda.

Ferenczi, S. (2011). Princípio de relaxamento e neocatarse. In S. Ferenczi. Psicanálise IV, 2 ed., São Paulo: Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1930).

Ferenczi, S. (2011). Confusão de língua entre os adultos e a criança. In S. Ferenczi. Psicanálise IV, 2 ed., São Paulo: Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1933).

Ferenczi, S. (2011). Reflexões sobre o trauma. In S. Ferenczi. Psicanálise IV, 2 ed., São Paulo: Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1933).

Ferenczi, S. (2011). Notas e Fragmentos. In S. Ferenczi. Psicanálise IV, 2 ed., São Paulo: Martins Fontes. (Redigido em 1932 e originalmente publicado em 1939).

Gondar, J. (2017). O desmentido e a zona cinzenta. In E. R. Schueler, & J. Gondar. Com Ferenczi: clínica, subjetivação, política, 1 ed., Rio de Janeiro: 7 Letras.

Gondar, J. (2021). Em pedaços: a fragmentação na obra de Sándor Ferenczi. Ágora: Estudos Em Teoria Psicanalítica, 24(1), 47–52. https://doi.org/10.1590/1809-44142021001006.

Hollway, W., & Jefferson, T. (2008). The free association narrative interview method. In L. M Given. The SAGE Encyclopedia of Qualitative Research Methods, p. 296-315, Sevenoaks, California: Sage.

Hollway, W. (2009). Applying the ‘Experience-Near’ Principle To Research: Psychoanalytically Informed Methods. Journal of Social Work Practice, 23(4).

Magwa, S. (2014). Managing sexual abuse of students by teachers. A case study of Masvingo district secondary schools in Zimbabwe. International Journal of Education Learning and Development, 2(2).

Pinheiro, T. (1995). O trauma. In T. Pinheiro, Ferenczi: do grito à palavra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed. UFRJ.

Russell, K. E. (2020). Minha sombria Vanessa. Tradução de Fernanda Abreu, 1.ed., Rio de Janeiro: Intrínseca.

Timmerman, G. (2003). Sexual Harassment of Adolescents Perpetrated by Teachers and by Peers: An Exploration of the Dynamics of Power, Culture, and Gender in Secondary Schools. Sex Roles, 48(5).

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Ferrador, A., & Câmara, L. (2024). Trauma e contradições em relacionamentos íntimos entre professores e alunas: uma perspectiva ferencziana. Estilos Da Clinica, 29(3), 471-487. https://periodicos.usp.br/estic/article/view/215699