Trauma e contradições em relacionamentos íntimos entre professores e alunas: uma perspectiva ferencziana

Autori

Parole chiave:

relacionamentos íntimos, professores, alunas, trauma, Sándor Ferenczi

Abstract

Nota-se, na literatura, uma lacuna no que diz respeito a relacionamentos íntimos entre professores e alunas de Ensino Médio, apesar de relatos sobre isso serem comuns. O presente estudo objetiva investigar as características e as consequências desses relacionamentos, bem como compreender os processos subjetivos e relacionais neles envolvidos. Para tanto, o presente artigo, que se fundamenta na teoria psicanalítica de Sándor Ferenczi, apresenta a história de duas mulheres, com idades de vinte e quatro e vinte e sete anos, que foram entrevistadas por meio do Método de Entrevista Narrativa de Associação Livre, um método de pesquisa qualitativo baseado na psicanálise.

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Biografie autore

  • Amanda Ferrador, Universidade Federal de São Carlos

    Psicóloga clínica. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise (NEPP/UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

  • Leonardo Câmara, Universidade Federal de São Carlos

    Psicanalista. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi/UFSCar), membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF) e do The International Sándor Ferenczi Network (ISFN), São Carlos, SP, Brasil.

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Pubblicato

2024-12-16

Come citare

Ferrador, A., & Câmara, L. (2024). Trauma e contradições em relacionamentos íntimos entre professores e alunas: uma perspectiva ferencziana. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 29(3), 471-487. https://periodicos.usp.br/estic/article/view/215699