Destinos da violência presentes no bullying: relatos de uma intervenção a partir da psicanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i3p393-409

Palavras-chave:

adolescência, bullying, conversação, grupo, psicanálise

Resumo

O artigo propõe uma análise de aspectos relacionados ao bullying, a partir da concepção desse fenômeno de violência, com enfoque no grupo de estudantes adolescentes do Ensino Médio de uma escola pública de Belo Horizonte, utilizando a metodologia da conversação. Diante disso, é fundamental apresentarmos uma perspectiva mais detalhada sobre a questão da adolescência na contemporaneidade, na qual se encontram os sujeitos desta pesquisa, ressaltando suas especificidades. Tem-se, aqui, o intuito de destacar particularidades deste período da vida, em seus aspectos conceituais, que possam contribuir para melhor compreensão do próprio sujeito e de suas relações com os elementos sociais para, em seguida, percorremos a intervenção com adolescentes em uma escola pública da periferia de BH tendo a metodologia da conversação como orientação para esta intervenção.

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Biografia do Autor

  • Camila Iolanda Frias Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais

    Psicanalista e Psicóloga da Prefeitura de Nova Lima, Mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

  • Pedro Teixeira Castilho, Universidade Federal de Minas Gerais

    Psicanalista e professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Medeiros, C. . I. F., & Castilho, P. T. (2024). Destinos da violência presentes no bullying: relatos de uma intervenção a partir da psicanálise. Estilos Da Clinica, 29(3), 393-409. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i3p393-409