Destinos da violência presentes no bullying: relatos de uma intervenção a partir da psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i3p393-409Palavras-chave:
adolescência, bullying, conversação, grupo, psicanáliseResumo
O artigo propõe uma análise de aspectos relacionados ao bullying, a partir da concepção desse fenômeno de violência, com enfoque no grupo de estudantes adolescentes do Ensino Médio de uma escola pública de Belo Horizonte, utilizando a metodologia da conversação. Diante disso, é fundamental apresentarmos uma perspectiva mais detalhada sobre a questão da adolescência na contemporaneidade, na qual se encontram os sujeitos desta pesquisa, ressaltando suas especificidades. Tem-se, aqui, o intuito de destacar particularidades deste período da vida, em seus aspectos conceituais, que possam contribuir para melhor compreensão do próprio sujeito e de suas relações com os elementos sociais para, em seguida, percorremos a intervenção com adolescentes em uma escola pública da periferia de BH tendo a metodologia da conversação como orientação para esta intervenção.
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