The maternal function of the nurseries and their contributions to the children's psychic constitution
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i3p454-470Keywords:
nursery, development, psychoanalysisAbstract
The nurseries at the daycare center function as a parental support network. Their care differs from maternal care, as it involves their professional duties, thus they exercise a “mothering function”. This qualitative article aimed to analyze the practices of nurseries in a public daycare center and point out their contributions to the psychic constitution of babies. Four nursery workers were interviewed. Data analysis was based on content analysis with the psychoanalysis framework. It was observed that practices anchored in a subjectifying discourse and in the mothering function of nurseries showed promise for the psychic constitution of babies in daycare.
Downloads
References
Anconi, M. R. (2020). Conflitos entre pais e educadores de creches: Manejos a partir da relação com o saber sobre o educar na infância. In Matos, D. C. (Org.). A psicologia em suas diversas áreas de atuação 2. Atena Editora.
Batista, C. (2019). Os bebês vão para escola: e, agora? A creche como espaço instituinte do sujeito. In Parlato-Oliveira, E. M. & Szejer M. (Orgs.). O bebê e os desafios da cultura (pp. 291-300). Instituto Langage.
Bernardino, L. M. F., & Kamers, M. A. (2003). Creche e o brincar: alternativas para educação no primeiro ano de vida. Revista Estilos da Clínica, 8(15), 48-57. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v8i15p48-57
Boukobza, C. (2002). O desamparo parental perante a chegada do bebê. In Bernardino, L. M. F., & Robenkohl, C. (Orgs.). O bebê e a modernidade: abordagens teórico-clínicas (pp. 15-26). Casa do Psicólogo. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cadpsi/v37n32/v37n32a03.pdf
Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Bridon, D. (2020). O bebê na creche: Possibilidades educativas a partir do desejo. Escuta.
Crespin, G. (2016). A escuta das crianças na educação infantil. Langage.
Dancey, C., & Reidy, J. (2006). Estatística Sem Matemática para Psicologia: Usando SPSS para Windows. Artmed.
Figueiredo, C. L. (2007). A metapsicologia do cuidado. Revista Psyche, 11(1), 13-30. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-11382007000200002
Flach, F., & Sordi, R. O. (2007). A educação infantil escolar como espaço de subjetivação. Estilos da Clínica, 12(22), 80-99. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p80-99
França, R. M. P., & Rocha, Z. (2015). Por uma ética do cuidado na psicanálise da criança. Psicologia USP, 26(3), 414-422. Doi: https://doi.org/10.1590/0103-656420140045
Freud, S. (1914). Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos. Companhia das Letras.
Gabeira, T. R., & Abu-Jamra, Z. S. (2013). Os eixos do cuidado na primeira infância. Revista Caderno de Psicanálise, 35(29), 143-158. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cadpsi/v35n29/a09.pdf
Goldschmied, E., & Jackson, Sonia. (2006). Educação de 0 a 3 anos: O atendimento em creche. Grupo A.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2013). Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais de 2013). Brasília: DF.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais de 2019). Brasília: DF.
Kupfer, M. C., Bernardino, L. M. F., & Mariotto, R. M. M. (2014). De bebê a sujeito: a Metodologia IRDI nas creches. FAPESP/Escuta.
Kupfer, M. C. M., Bernardino, L. M. F., Mariotto, R. M. M., Pesaro, M. E., Lajonquière, L. de., Voltolini, R., & Machado, A. M. (2012). Metodologia IRDI: uma ação de prevenção na primeira infância. In Kupfer M. C. M., Bernardino, L. M. F., & Mariotto, R. M. M. (Orgs.). Psicanálise e ações de prevenção na primeira infância (pp. 15-28). Escuta.
Kupfer, M. C. M., Cavagionni, A. P. M., & Anconi, M. R. (2012). As posições discursivas dos educadores de creche e seus efeitos nas práticas com bebês. `[Apresentação de trabalho]. 9º Colóquio Internacional do LEPSI. http://www.proceedings.scielo.br/pdf/lepsi/n9/a46n9.pdf
Lajonquière, L. (2000). Infância e ilusão (psico) pedagógica: Escritos de psicanálise e educação. Vozes.
Lanzetta, R. C., & Bittencourt, M. I. G. F. (2016). Apoios comprados: Formas contemporâneas de apoio à maternagem. [Dissertação de Mestrado em Psicologia - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/27299/27299.PDF
Maranhão, D. G., & Sarti, C. A. (2008). Creche e família: uma parceria necessária. Cadernos de Pesquisa, 38(133), 171-194. https://www.scielo.br/j/cp/a/DNKnDj6ttKwgw7FCQWBXR4R/?lang=pt&format=pdf
Mariotto, R. M. M. (2009). Cuidar, Educar e Prevenir: as funções da creche na subjetivação de bebês. Escuta/FAPESP.
Minayo, M. C. (2008). O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde (11a ed.). Hucitec.
Minayo, M. C. S. (2017). Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Rev Pesqui Qualit, 5(7), 01-12.
Moratti, P., & Menezes J. (2014). Metodologia IRDI e a sustentação da relação professor-bebê: holding do holding. In Kupfer, M. C. M., Bernardino, L. M. F., & Mariotto, R. M. M. (Org.). De bebê a Sujeito: a metodologia IRDI nas creches (pp. 175-192). Escuta/FAPESP.
Oliveira, Z. M. R., & Rossetti-Ferreira, M. C. (1993). O valor da interação criança-criança em creches no desenvolvimento infantil. Revista Cadernos de Pesquisa, 87(1), 62-70.
Oliveira, M. A., Donelli, T. M. S., & Charczuk, S. B. (2020). Cuidar e educar: o sujeito em constituição e o papel do educador. Revista de Psicologia Escolar e Educacional, 24(1), 1-10. Doi: https://doi.org/10.1590/2175-35392020213679
Ortiz, C., & Carvalho, M. T. V. (2012). Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação. Blucher.
Quinet, A. (2012). Os outros em Lacan. Zahar.
Winnicott, D. W. (2006). Os bebês e suas mães. Martins Fontes.
Winnicott, D. W. (1982). A criança e seu mundo. LTC – Livros Técnicos e Científicos da Editora S. A.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Andreza Sobreira Fonseca Aretakis, Clarissa Maria Dubeux Lopes Barros , Deborah Foinquinos Krause

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.