A escuta de professores no trabalho de inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas

Auteurs

  • Marise Bartolozzi Bastos Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Maria Cristina Machado Kupfer Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v15i1p116-125

Mots-clés :

criança psicótica, inclusão escolar, Educação Terapêutica, grupo de palavra, escuta de professores

Résumé

A clínica com crianças psicóticas e autistas impõe desafios às equipes terapêuticas. No Lugar de Vida acompanha-se a escolarização das crianças atendidas na instituição, pois a inclusão escolar constitui um dos eixos do trabalho terapêutico (Educação Terapêutica). Partindo desse ponto, verificou-se a necessidade de incluir os professores no trabalho institucional oferecendo-lhes um espaço de interlocução e troca de experiências para falar das dificuldades na escolarização desses alunos. Esse trabalho de escuta de professores no Grupo de Palavra Ponte refere-se à escuta das produções discursivas em jogo e pode promover mudanças nas práticas pedagógicas adotadas tradicionalmente, promovendo a inclusão escolar dessas crianças.

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Publiée

2010-06-01

Numéro

Rubrique

Dossiê: Experiências Inclusivas

Comment citer

Bastos, M. B., & Kupfer, M. C. M. (2010). A escuta de professores no trabalho de inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 15(1), 116-125. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v15i1p116-125