Psicanálise, educação e cinema: diálogos possíveis

Auteurs

  • Roselene Gurski Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicanálise e Psicopatologia
  • Carla Vasquez Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Simone Moschen Universidade Federal do Rio Grande do Sul; programa de Pós-Graduação em Educação e em Psicologia Social e Institucional

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i2p234-250

Résumé

Este artigo discute as possibilidades colocadas na articulação do tripé psicanálise, educação e cinema. Em meio ao propalado empobrecimento da dimensão da experiência na cultura, o artigo problematiza em que medida a potência polissêmica do cinema poderia ser aproveitada como ferramenta de transmissão do legado da cultura aos sujeitos ainda apartados do acesso aos bens culturais. A partir da articulação da psicanálise com o tema da experiência em Benjamin, o cinema na escola é proposto como um dispositivo de articulação de uma Outra cena, passível de produzir outros e novos sentidos para a educação especial.

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Publiée

2013-08-01

Numéro

Rubrique

Dossiê: Psicanálise, educação e cinema

Comment citer

Gurski, R., Vasquez, C., & Moschen, S. (2013). Psicanálise, educação e cinema: diálogos possíveis . Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 18(2), 234-250. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i2p234-250