As situações de handicap no processo de escolarização: quais seriam seus determinantes?

Autori

  • Charles Gardou Université Lumière Lyon 2

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v15i1p74-95

Parole chiave:

crianças em situação de handicap, direito à escolarização, participação social

Abstract

Este artigo versa sobre oito propostas para tornar efetivo o direito de todos à escola e, de modo correlativo, tornar efetivos os princípios de não discriminação e de participação social consagrados pela Europa. Uma escola construída em torno de uma base comum de princípios, de uma preocupação fundamental: ela é obrigatória porque indispensável e deveria estar disponível para todos porque passível de acesso por cada um. As oito proposições: desipotecar o direito à escola; desincrustar o olhar; desmedicalizar a abordagem; desconstruir as fronteiras; descategorizar as respostas; distinguir as funções; desfragmentar o itinerário do aluno; desinsularizar a questão. Cada momento da reflexão é acompanhado de uma proposta concreta, aberta ao debate, considerando-se a variabilidade dos pontos de vista e dos modos de apropriação.

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Pubblicato

2010-06-01

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Experiências Inclusivas

Come citare

Gardou, C. (2010). As situações de handicap no processo de escolarização: quais seriam seus determinantes?. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 15(1), 74-95. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v15i1p74-95