Variação morfofonológica da variável (gente) na fala de moradores da comunidade Ariri (Am)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v25i2p229-243Palavras-chave:
Dialetologia amazônica, Variável (gente), Ariri, AmazonasResumo
Neste artigo, são descritas as variantes morfofonológicas da variável (gente) na fala de moradores da comunidade Ariri, localizada no rio Coari Grande, que pertence ao município de Coari, no Estado do Amazonas. O corpus foi retirado de oito respostas discursivas que constam no questionário semântico-lexical da tese de Azevedo (2013). Trata-se de um trabalho dialetológico e geolinguístico por trabalhar a variação dialetal no espaço territorial. A análise descritiva foi feita nas dimensões intralinguística, diatópico-diafásica diatópico-diassexual, diatópico-diastrática e diatópico-diageracional. Os resultados transcritos grafematicamente foram inseridos em cinco cartas morfofonológicas, as quais mostram que os moradores locais usam quatro variantes que testificam um processo de mudança linguística em curso.
Downloads
Referências
Azevedo OS. Aspectos dialetais do português da região norte do Brasil: um estudo sobre as pretônicas e sobreo léxico no Baixo Amazonas (PA) e no Médio Solimões (AM) [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2013.
Brandão SF. A geografia linguística no Brasil. São Paulo: Ática; 2005.
Câmara Jr. JM. Para o estudo da fonêmica portuguesa. Petrópolis: Vozes; 2009.
Chambers JK, Trudgill P. Dialectology [locais do Kindle 112]. Cambridge Textbooks in Linguistics. Kindle.
Coelho I, et al. Para conhecer a sociolinguística. São Paulo: Contexto; 2015.
Labov W. Sociolinguistic patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press; 1972.
Roncarati C. Fatores fonológicos In: Mollica MC, organizadora. Introdução à sociolinguística variacionista. Rio de Janeiro: UFRJ; 1992.
Silva Neto S. História da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Presença; 1988.
Thun H. A dialetologia pluridimensional no rio da Prata. In: Zilles MAS, organizadora. Estudos de Variação no Cone Sul. Porto Alegre: Editora UFRGS; 2005.
Weinreich U, et al. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Bagno M, tradutor. São Paulo: Parábola; 2006 [1968].
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felício Wessling Margotti, Orlando da Silva Azevedo, Ilna Kelly Ferreira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.