Modelagem 3D de edifícios históricos: a influência do LOD no processo de reconstrução virtual
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v16i3.174398Palavras-chave:
Patrimônio virtual, Modelagem 3D, Level of Detail, Modelagem semânticaResumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa que investiga a modelagem tridimensional (3D) de edifícios históricos mediante diferentes configurações de LOD (Level Of Detail). No âmbito do patrimônio virtual, a criação de modelos 3D requer tempo, conhecimento técnico e sobretudo, planejamento. O LOD, neste caso, influencia na construção, representação e processamento dos modelos produzidos. Este estudo tem como objetivo principal investigar como o LOD interferiu no processo de reconstrução virtual de um edifício histórico localizado no município de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. A metodologia empregada valeu-se da combinação das pesquisas bibliográfica e experimental. Foi utilizada a técnica de modelagem semântica. A modelagem 3D do edifício foi desenvolvida em cinco diferentes LODs, cada qual atrelado às estruturas semânticas da arquitetura investigada. A partir disso, foram coletados quatro dados referentes à modelagem de cada LOD: tamanho do arquivo, tempo de modelagem, tempo de renderização e a quantidade de dados do modelo. Posteriormente, estes dados foram comparados. O experimento demonstrou relação direta entre os fluxos de trabalho e os LODs dos modelos. Acredita-se que ao investigar o processo de modelagem 3D, é possível oferecer suporte a futuros trabalhos da área, bem como ampliar as discussões sobre questões teórico-práticas voltadas à construção de modelos 3D de edifícios históricos.
Downloads
Referências
ADDISON, A. C. Emerging Trends in Virtual Heritage. IEEE Multimedia, v.7, n.2, p. 22-25, apr./jun. 2000. DOI: 10.1109/93.848421.
ADDISON, A. C. The Vanishing Virtual: Safeguarding heritage’s endangered digital record. In: KALAY, Y.; KVAN, T.; AFFLECK, J. (Eds.). New Heritage: New Media and Cultural Heritage. Nova York: Routledge, p. 27-39, 2006. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203937884.
ADDISON, A. C. Digital Heritage 2.0: Strategies for Safeguarding Culture in a Disappearing World. In: Proceedings of International Symposium on “Information and Communication Technologies in Cultural Heritage”, Ioannina, 2008. Disponível em: <http://www.academia.edu/2519668/Digital_Heritage_2.0_Strategies_for_Safeguarding_Culture_in_a_Disappearing_World> Acesso em: 20 ago. 2020.
ALENCAR, A. T. S. A gráfica digital e o patrimônio arquitetônico – panorama e estado da arte. In: XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, X International Conference on Graphics Engineering for Artes and Design, de 03 a 05 de novembro de 2013: Tecnologia e Arte para Inovação. Anais... Florianópolis: Editora CCE – UFSC, 2013.
APOLLONIO, F I. The Production of 3D Digital Archives and the Methodologies for Digitally Supporting Research in Architectural and Urban Cultural Heritage. In: MÜNSTER, et al. (Eds.). Digital Research and Education in Architectural Heritage, p. 139-158, 2018. Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-76992-9_9.
ARAUJO, A. P. R.; CARLOS, C. A. S. L.; SAMPAIO, J. C. R.; VIEIRA, R. F. Digital heritage: academic research in Brazil in last five years. In: The International Archives of Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences, Volume XLII-2/W15, 2019; 27th CIPA International Symposium “Documenting the past for a better future”, 1–5 September 2019, Ávila, Spain. DOI: https://doi.org/10.5194/isprs-archives-XLII-2-W15-109-2019.
BASTIAN, A. V. Métodos e técnicas de baixo custo para levantamento métrico de sítios históricos. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
BILJECKI, F.; LEDOUX, H.; STOTER, J. An improved LOD specification for 3D building models. Computers, Environment, and Urban Systems, vol. 59, p. 25-37, 2016. http://doi.org/10.1016/j.compenvurbsys.2016.04.005.
BIMForum. BIM Forum Level of Development (LOD) Specification 2020. 2020. Disponível em: Acesso em: 20 jan. 2021.
CHAMPION, E. History and Cultural Heritage in Virtual Environments. In: GRIMSHAW, M. (Ed.), The Oxford Handbook of Virtuality. Oxford: Oxford University Press, p. 269–283, 2014. DOI:10.1093/oxfordhb/9780199826162.013.020.
CHAMPION, E.; DAVE, B. Dialing up the past. In: CAMERON, F.; KENDERDINE, S. (Eds.). Theorizing Digital Cultural Heritage: A Critical Discourse, (1). Cambridge: The MIT Press, p. 333-347, 2007. ISBN 978-0-262-03353-4.
CHEVRIER, C.; MAILLARD, Y.; PERRIN, J. P. A method for the 3d modelling of historic monuments: the case of a gothic abbey. In: Proceedings of ISPRS Workshop 3D ARCH, International Archives of Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences. 2009. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.363.3557&rep=rep1&type=pdf> Acesso em: 20 ago. 2020.
DENARD, H. (Ed.). Carta de Londres para a Visualização Computadorizada do Património Cultural (versão 2.1). Tradução de Maria Leonor Botelho e Ricardo M. Dias. 1 de Setembro de 2014. Disponível em: <http://www.londoncharter.org/fileadmin/templates/main/docs/london_charter_2_1_pt.pdf> Acesso em: 20 ago. 2020.
FASOLATO, D. Museu Mariano Procópio: a casa do pai, a casa do filho. In: PESSOA, A.; RANGEL, A. (Orgs.). III Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas: espaço, memória e representação. Rio de Janeiro, de 10 a 13 de agosto de 2010. Anais... Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, p. 34-46, 2014.
FISCHER, B.; STINSON, P. The importance of scientific authentication and a formal visual language in virtual models of archaeological sites: the case of the house of Augustus and Villa of the Mysteries. In: CALLEBAUT, D.; N. A. SILBERMAN (Eds.); Interpreting the Past: Heritage, New Technologies and Local Development, Proceendings... Bruxelas: Flemish Heritage Institute, p. 49-83, 2007.
GOMES FILHO, J. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 8 ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2008.
GRAHAM, K.; CHOW, L.; FAI, S. From BIM to VR: defining a level of detail to guide virtual reality narratives. Journal of Information Technology in Constrution (ITCon), v.24, p. 553-568. 2019. DOI: 10.36680/j.itcon.2019.031.
HEOK, T. K.; DAMAN, D. A Review on Level of Detail. In: International Conference on Computer Graphics, Imaging and Visualization (CGIV’04), 26-29 July, 2004. Proceedings... Penang: Malásia, p. 70-75, 2004. DOI: 10.1109/CGIV.2004.1323963.
IFVA. International Forum of Vitual Archeoloy. Principles of Seville. International Principles of Virtual Archeology. 2012. Disponível em: < http://smartheritage.com/seville-principles/seville-principles> Acesso em: 20 ago. 2020.
KOMMULA, K. B.; LAUDYA, S. T.; ESLAVATH, S.; KARRI, S. N. R.; PANDEY, R. Reverse Engineering for Restoration and Preservation of Old Artifacts and Cultural Heritage. International Journal of Engineering Research in Mechanical and Civil Engineering (IJERMCE), v.3, n.3, Mar. 2018. ISSN (Online) 2456-1290.
LÉVY. P. Cibercultura. 3 ed. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.
LÉVY. P. O que é virtual? 2 ed. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2011.
LÓPEZ-MENCHERO BENDICHO, V.; GUTIÉRREZ, M. F.; VINCENT, M. L.; LEÓN, A. G. Digital Heritage and Virtual Archaeology: and Principles of 3D Digital Reconstruction of Cultural Heritage. In: MÜNSTER, et al. (Eds.). Mixed Reality and Gamification of Cultural Heritage. Springer, p. 3-26, 2017. DOI: 10.1007/978-3-319-49607-8_1.
MÜNSTER, S.; KRÖBER, C; WELLER, H.; PRECHTEL, N. Virtual Reconstruction of Historical Architecture as Media as Knowledge Representation. In: IOANNNIDES, et al. (Eds.). Mixed Reality and Gamification of Cultural Heritage. Springer, p. 313-330, 2017. DOI 10.1007/978-3-319-49607-8_12.
PARAIZO, R. C. Representação do espaço urbano significado em interfaces digitais. In: MACHADO, Denise P. et al. (Org.). I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Anais… Rio de Janeiro: PROURB, 2010.
PFARR-HARFST, M. Typical Workflows, Documentation Approaches: An Approach Through the Framework of International Recommendations. In: MÜNSTER, et al. (Eds.). 3D Research Challenges in Cultural Heritage II. Springer, p. 32-46, 2016. DOI: 10.1007/978-3-319-47647-6_2.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
QUINTERO, M. S.; BLAKE, B.; EPPICH, R. Conservation of Architectural Heritage: The Role of Digital Documentation Tools: The Need of Appropriate Teaching Material. International Journal of Architectural Computing, v.5, n.2, p. 239-252, 2007. DOI: 10.1260/1478-0771.5.2.240.
ROUSSOU, M. Virtual Heritage: From the Research Lab to the Broad Public. In: NICCOLUCCI, F. (Ed.) Virtual Archeology: Proceedings of the VAST Euroconference, 24-25 November 2000; BAR International Series. Arezzo: Italy, Archeopress Oxford, p. 93-100. 2002. ISBN: 1841714542.
TOLENTINO, M. M. A. A utilização do HBIM na documentação, gestão e na preservação do Patrimônio Arquitetônico. In: SIGraDi 2016, XX Congress of the Iberoamerican Society of Digital Graphics, 9-11 November, 2016. Proceedings... Buenos Aires: Argentina, p. 510-518, 2016. DOI: 10.5151/despro-sigradi2016-534.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Paulo Chagas Maia Vilela, Ricardo Ferreira Lopes, Fernando Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).