Matemática, arquitetura e design: inovação metodológica e aproximação interdisciplinar em uma disciplina de graduação
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187927Palavras-chave:
Projeto, Ensino, CorporalidadeResumo
O presente artigo visa apresentar uma perspectiva crítica sobre a experiência da disciplina MAP-2001 – Matemática, Arquitetura e Design, como resultado de um histórico de aproximação entre o Laboratório de Modelos e Ensaios (LAME) da FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) e o Centro de Difusão e Ensino Matemateca, ligado ao IME (Instituto de Matemática e Estatística). Num contexto de inovação em processos de ensino-aprendizagem em projeto, a disciplina fornece significativas contribuições metodológicas; entre elas a colaboração interdisciplinar intensa e a consolidação de um exercício baseado na exploração da materialidade, permitido pelo espaço do laboratório didático, em intenso diálogo com as possibilidades da produção de objetos pedagógicos interativos inspirados em conceitos matemáticos. A colaboração em equipe multidisciplinar e a exploração baseada nos interesses dos alunos são ênfases importantes no processo. A experiência acumulada em cinco edições realizadas desde 2013 é apresentada e discutida, utilizando três exemplos do trabalho discente para ilustrar e informar os apontamentos. Esta análise busca contribuir ao campo específico da Educação ao refletir sobre tais abordagens pedagógicas, seus procedimentos e resultados.
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