Practical-reflective teaching from the perspective of neuroeducation: Institutional relations projects as a strategy for consolidating the teaching of architectural design

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187941

Keywords:

Architecture and Urbanism teaching, Institutional relations projects, Brain Based Learning

Abstract

The appropriation and appreciation of our cultural heritage can promote an incentive to preserve the cultural heritage and one of the challenges inherited in this process is to develop an awareness-raising action, in which the community can participate in the educational process. In this sense, this paper aims to analyze how practical-reflective teaching can be adopted in undergraduate and graduate courses, to enhance reflective, creative and collaborative skills in students. The research, of an exploratory nature, uses neuroeducation and active methodologies as a theoretical reference, in addition to a case study, as an empirical procedure for observations and experiences, based on the project “Capixaba Memory and Heritage Education”, that has been developed by the Post-Graduate Program XXXX, in partnership with the Undergraduate Courses in Architecture and Urbanism and Pedagogy at Universidade XXXX. The main project proposal is to take heritage education to public schools as a complement to curricular training. Based on the application of neuroeducational strategies, as well as the use of the Brain Based Learning concept, undergraduate and graduate students developed a game, with a final project that has been designed in Autocad program, and executed in the university's model with recycled material. It is concluded that the understanding of the neuroeducational strategies applied in projects contributes to the development of practical-reflexive skills essential for students of Architecture and Urbanism courses, to reach project competences/skills in interdisciplinary areas of their profession.

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Author Biographies

  • Melissa Ramos da Silva Oliveira, Universidade Vila Velha

    Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas, arquiteta pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), especialista em Patrimônio Arquitetônico: Teoria e Projeto pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista <a href="https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/69012/melissa-ramos-da-silva-oliveira/" target="_blank">FAPES</a> no mestrado. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em <a href="https://www.uvv.br/ensino-presencial/mestrado/arquitetura-e-cidade/" target="_blank">Arquitetura e Cidade</a> da Universidade Vila Velha, na Linha de Pesquisa Teoria e Prática do Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Líder do grupo de pesquisa do CNPq <a href="https://arquiteturacidadep.wixsite.com/arqcidadepatrimonio" target="_blank">Arquitetura, Cidade e Patrimônio</a> e integrante da rede de pesquisa Dasmind. Avaliador ad hoc FAPES. Coordena a pesquisa ?Arquitetura e neurociência: correlação entre os mecanismos de memória e atenção e suas implicações na preservação do patrimônio cultural da Prainha em Vila Velha-ES?, financiado Fapes/ES. Coordenou os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Decoração e Design (2010) do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio e o curso de extensão Arquitetura brasileira colonial, moderna e contemporânea. Possui dois livros publicados: ?Intervenções urbanas e representações do centro de Campinas As inter-relações entre as verticalidades e as horizontalidades nos processos de refuncionalização urbana? e ?História e teoria da arquitetura, urbanismo e paisagismo I?. Academicamente tem interesse em pesquisas que atuem principalmente nos seguintes temas: preservação do Patrimônio Cultural, neurociência, representações do espaço e história urbana. 

  • Miriam Therezinha Lona, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutora em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2019), com orientação da Dra. Anna Mae Barbosa. Mestrado em Educação, com orientação do Dr. Sérgio Bairon, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), especialista em Informática Aplicada a Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989) e graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - 1985). Atualmente é docente da Universidade Anhembi Morumbi nos cursos de Administração, Marketing e Turismo, em disciplinas de gestão e marketing. Possui experiência de 20 anos no ensino superior em graduação e pós-graduação, presencial e a distância. Pesquisas principalmente nos seguintes temas: gestão, marketing, design, empreendedorismo e ensino superior.

  • Rosana Silva Vieira Sbruzzi, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade ? Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - FEC- UNICAMP - Orientador: Prof. Dr. Claudio Lima Ferreira. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo - FAU-USP (2008), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNITAU (2001). Pós-graduada em Formação Pedagógica pelo CPS - Centro Paula Souza (2016) e em Ensino e Aprendizagem na EJA pelo CPS (2018). Docente do quadro efetivo do IFSP - Instituto Federal de São Paulo (Campus Jacareí) na área de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores (atual). Coordenadora do Curso técnico em Design de Interiores do IFSP- Campus Jacareí (2017-2020). Membro de grupos de pesquisas cadastrado pelo Cnpq, integra a rede de cooperação transdisciplinar em pesquisa e inovação DASMind (Design, Arte, Espaço e Mente), no Laboratório de Processos Criativo-Projetuais Complexos (PROComplexLab) e no grupo Processos Complexos: ensino, pesquisa e prática projetual. Atualmente dedica-se à investigação dos processos de Ensino-Aprendizagem no contexto da Arquitetura e do Design, a partir da correlação entre os processos cognitivos e criativos/projetuais complexos e de suas relações com a percepção, comportamento e neurociência, e ao estudo de práticas pedagógicas e currículos inovadores com uso de metodologias criativas nos cursos de Arquitetura e Design de Interiores. Trabalhou como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Teresa D Ávila - FATEA (2009-2011) e na Universidade de Taubaté - UNITAU (2011-2012), atuando nas disciplinas de Projeto arquitetônico, Planejamento Urbano e Regional e Urbanismo. Professora do curso de Edificações do IFSP (2009-2011). Possui experiência em Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e práticas pedagógicas aplicadas à Arquitetura e Design. Atuou em escritórios de arquitetura e interiores desenvolvendo diversos projetos no estado de São Paulo, coordenando equipes no desenvolvimento e acompanhamento dos projetos (2001-2016).

  • Kárita de Souza Nunes, Universidade Vila Velha

    Mestranda em Arquitetura e Cidade pela Universidade Vila Velha (2021). Arquiteta Urbanista pela mesma universidade (2019). Pesquisadora no grupo de pesquisa científica, Arquitetura e Neurociência: correlação entre os mecanismos de memória e atenção e suas implicações na preservação do Patrimônio Cultural da Prainha em Vila Velha/ES, financiado Fapes/ES (2019). Bolsista no grupo de pesquisa Dignidade Urbana, nas linhas (In)Dignidade Urbana na Cidade Contemporânea e Dignidade Urbana e o Lugar Democrático, da Universidade Vila Velha, com ênfase em contradições na função social do direito à circulação (2017). Monitora em expressão gráfica e desenho geométrico (2019), presidente do centro acadêmico CAUF (2018) e líder de turma de (2014 a 2016). Interesse em pesquisas que atuem principalmente nos seguintes temas: preservação do Patrimônio Cultural, neurociência, antropologia, sociologia, história urbana e tecnologias sustentáveis.

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Published

2022-09-28

How to Cite

FERREIRA, Claudio Lima; OLIVEIRA, Melissa Ramos da Silva; LONA, Miriam Therezinha; SBRUZZI, Rosana Silva Vieira; NUNES, Kárita de Souza. Practical-reflective teaching from the perspective of neuroeducation: Institutional relations projects as a strategy for consolidating the teaching of architectural design. Gestão & Tecnologia de Projetos (Design Management and Technology), São Carlos, v. 17, n. 3, p. 73–95, 2022. DOI: 10.11606/gtp.v17i3.187941. Disponível em: https://periodicos.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/187941.. Acesso em: 20 may. 2024.