Percepção da qualidade do ar interior em salas de aula urbanas: estudo de caso em Vitória-ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v19i2.221080

Palavras-chave:

qualidade do ar interior, percepção humana, salas de aula, material particulado

Resumo

A baixa qualidade do ar em interiores tem impactos negativos a saúde humana, sendo responsável pelo surgimento e agravamento de inúmeros sintomas respiratórios. Em escolas, diversos contaminantes têm alcançado concentrações acima das permitidas, principalmente devido a sua localização em áreas poluídas. Por outro lado, a percepção humana da qualidade do ar tem sido relacionada especialmente a questões térmicas, olfativas e visuais, sendo necessário mais estudos que associem a cognição humana com a presença de poluentes aéreos no ambiente. O objetivo deste estudo foi analisar os níveis de MP10, MP2.5 e CO2, com a percepção da qualidade do ar por estudantes de diferentes salas de aula, naturalmente ventiladas, em um Instituto de Educação localizado em uma zona urbana. A metodologia envolveu monitoramento dos poluentes e parâmetros ambientais, além da aplicação de questionários padronizados de percepção da qualidade do ar. Ao todo, foram respondidos 132 questionários por estudantes de diferentes turnos. Os resultados mostram que o nível de satisfação com a qualidade do ar foi considerado normal e bom, embora encontradas concentrações elevadas de material particulado nas salas de aula. Destaca-se que os alunos foram mais sensíveis ao MP10, registrando em sua percepção a piora da qualidade do ar interior com o aumento da concentração desse poluente. No processo projetual, examinar a localização de janelas em relação a fontes de poluição do ar pode contribuir para garantir a qualidade do ar interior. O estudo reforça a importância do planejamento projetual com estratégias eficientes em busca de um ambiente educacional mais saudável.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Saulo Vieira de Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Mestre em Arquitetura e Cidade (UVV, 2022), Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

  • Érica Coelho Pagel, Universidade Vila Velha

    Doutora em Engenharia Ambiental (UFES), Professora titular na Universidade Vila Velha (Vila Velha - ES, Brasil)

  • Alessandro José Queiroz Sarnaglia, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Estatística (UFES), Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

  • Felipe Barloesius Velten, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduado em Estatística (UFES)

Referências

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-3: Desempenho térmico de edificações Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro, 2005.

AHMED, Tariq; KUMAR, Prashant; MOTTET, Laetitia. Natural ventilation in warm climates: The challenges of thermal comfort, heatwave resilience and indoor air quality. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 138, Mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rser.2020.110669. Acesso em: 18 maio 2022.

AKANMU, Williams P.; NUNAYON, Sunday S.; EBOSON, Uche C.. Indoor environmental quality (IEQ) assessment of Nigerian university libraries: A pilot study. Energy and Built Environment, 2020. ISSN 2666-1233. DOI: https://doi.org/10.1016/j.enbenv.2020.07.004. Acesso em: 28 set. 2020.

AMARAL, Manuel António Pinto da Silva. Sistemas de Ventilação Natural e Mistos em Edifícios de Habitação. 2008. 355 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Porto, 2008. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/11015/2/Texto%20integral.pdf. Acesso em: 14 set. 2021.

ANNESI-MAESANO, Isabella; BAIZ, Nour; BANERJEE, Soutrik; RUDNAI, Peter; RIVE, Solenne. Indoor air quality and sources in schools and related health effects. Journal of Toxicology and Environmental Health - Part B: Critical Reviews, [S. l.], v. 16, n. 8, p. 491–550, 2013. DOI: 10.1080/10937404.2013.853609. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10937404.2013.853609. Acesso em: 27 set. 2023.

ASHRAE - AMERICAN SOCIETY OF HEATING, VENTILATING, AND AIR CONDITIONING ENGINEERS Guideline ASHRAE Public Review Draft 62–1989R. Ventilation for acceptable indoor air quality, 1996. Disponível em: https://www.ashrae.org/technical-resources/standards-and-guidelines/read-only-versions-of-ashrae-standards. Acesso em: 04 jan 2024.

BECERRA, Jose A.; LIZANA, Jesus; GIL, Maite; BARRIOS-PADURA, Angela; BLONDEAU, Patrice; CHACARTEHUI, Ricardo. Identification of potential indoor air pollutants in schools. Journal of Cleaner Production, v. 242, Jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.118420. Acesso em: 25 fev. 2022.

BRICKUS, Leila S. R.; AQUINO NETO, Francisco R. de.. A Qualidade do Ar de Interiores e a Química. Química Nova [online]. 1999, vol.22, n.1, pp.65-74. ISSN 1678-7064. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40421999000100013. Acesso em: 13 ago. 2020.

CARMO, Adriano T.; PRADO, Racine T. A. Qualidade do Ar Interno. São Paulo: EPUSP, 1999. ISSN 1413-0386. Disponível em: http://dns.pcc.usp.br/files/text/publications/TT_00023.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.

CHITHRA, V. S.; SHIVA NAGENDRA, S. M. Indoor air quality investigations in a naturally ventilated school building located close to an urban roadway in Chennai, India. Building and Environment, [S. l.], v. 54, p. 159–167, 2012. DOI: 10.1016/j.buildenv.2012.01.016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2012.01.016.

CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução n° 491, de 19 de novembro de 2018. Ministério do Meio Ambiente. Brasília, 2018.

COOLEY, J. Danny; WONG, Wing C.; JUMPER, Cynthia A.; STRAUS, David C. Correlation between the prevalence of certain fungi and sick building syndrome. Occupational and Environmental Medicine, [S. l.], v. 55, n. 9, p. 579–584, 1998. DOI: 10.1136/oem.55.9.579. Disponível em: https://doi.org/10.1136/oem.55.9.579. Acesso em: 05 jan. 2024.

DENG, Shihan; LAU, Josephine. Seasonal variations of indoor air quality and thermal conditions and their correlations in 220 classrooms in the Midwestern United States. Building and Environment, [S. l.], v. 157, n. February, p. 79–88, 2019. DOI: 10.1016/j.buildenv.2019.04.038. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2019.04.038. Acesso em: 23 mar. 2022.

EPA – United States Environmental Protection Agency. Indoor Air Facts N°. 4: Sick Building Syndrome. EPA, fev. 1991. Disponível em: https://www.epa.gov/sites/production/files/2014-08/documents/sick_building_factsheet.pdf. Acesso em: 09 dez. 2020.

FENGER, Jes. Air pollution in the last 50 years - From local to global. Atmospheric Environment, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 13–22, 2009. DOI: 10.1016/j.atmosenv.2008.09.061. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.atmosenv.2008.09.061. Acesso em: 07 out. 2020.

FERREIRA, Ana; CARDOSO, Massano. Indoor Air Quality and Health in Schools Located Mainly in Urban , Rural and Suburban Parishes. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da saúde, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 95–115, 2013. DOI: 10.14393/Hygeia922503. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/22503. Acesso em: 16 nov. 2020.

FIGUEIREDO, Lucas. Desurbanismo: um manual rápido de destruição de cidades. In: ENANPARQ - I ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ENANPARQ, 2012. p. 209–234. Disponível em: https://www.anparq.org.br/dvd-enanparq/simposios/163/163-305-1-SP.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.

GANESH, Ghogare Abhijeet; SINHA, Shobha Lata; VERMA, Tikendra Nath; DEWANGAN, Satish Kumar. Investigation of indoor environment quality and factors affecting human comfort: A critical review. Building and Environment, [S. l.], v. 204, n. March, p. 108146, 2021. DOI: 10.1016/j.buildenv.2021.108146. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2021.108146. Acesso em: 27 set. 2023.

GODISH, Thad; DAVIS, W.; FU, J.. Air Quality. 5th editio ed. Boca Raton, Florida: CRC Press, 2014. ISBN 1-56670-402-2.

HADDAD, Shamila; SYNNEFA, Afroditi; ÁNGEL PADILLA MARCOS, Miguel; PAOLINI, Riccardo; DELRUE, Steven; PRASAD, Deo; SANTAMOURIS, Mattheos. On the potential of demand-controlled ventilation system to enhance indoor air quality and thermal condition in Australian school classrooms. Energy and Buildings, [S. l.], v. 238, p. 110838, 2021. DOI: 10.1016/j.enbuild.2021.110838. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2021.110838. Acesso em: 12 abr. 2022.

HARREL, Frank E. Regression Modeling Strategies: With Applications to Linear Models, Logistic Regression, and Survival Analysis. New York: SPRINGER, 2001. ISSN 0172-7397.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Mapa Municipal. 2021. Disponível em: https://geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_mapas/mapas_municipais/colecao_de_mapas_municipais/2020/ES/vitoria/3205309_MM.pdf. Acesso em: 17 abr. 2024.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Senso 2022. 2022. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 28 mar. 2022.

IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Relatório da Qualidade do Ar na Grande Vitória. Cariacica: IEMA, 2022. Disponível em: https://iema.es.gov.br/qualidadedoar/relatorios. Acesso em: 16 abr 2024.

ISO - INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 16000-44 - Indoor Air - Part 44:Test method for measuring perceived indoor air quality for use in testing the performance of gas phase air cleaners 2020.

JABOUR DE FRANÇA, C.; BERGAMASCHI, Rodrigo B.. Mapeamento das áreas periurbanas do Espírito Santo. IJSN, n.24, 2011, 32p.. IJSN – Instituto Jones dos Santos Neves. ISBN 978-85-62509-69-8. Disponível em: http://www.ijsn.es.gov.br/component/attachments/download/5106. Acesso em: 30 out. 2020.

JAN, Rohi; ROY, Ritwika; YADAV, Suman; SATSANGI, Gursumeeran. Exposure assessment of children to particulate matter and gaseous species in school environments of Pune, India. Building and Environment, v. 111, p. 207-217, Jan. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2016.11.008. Acesso em: 05 mar. 2020.

KARAPETSIS, Alexandros; ALEXANDRI, Eleftheria. Indoor Environmental Quality and its Impacts on Health – Case Study: School Buildings. In: 5th International Conference “Energy in Buildings 2016”, v. 1, p. 78-81, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317888474_Indoor_Environmental_Quality_and_its_Impacts_on_Health_-_Case_Study_School_Buildings. Acesso em: 26 nov. 2020.

KEELER, Marian; VAIDYA, Prasad. Fundamentos de Projeto de Edificações Sustentáveis. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. ISBN 978-85-8260-470-0.

KIM, Sunyoung; SENICK, Jennifer A.; MAINELIS, Gediminas. Sensing the invisible: Understanding the perception of indoor air quality among children in low-income families. International Journal of Child-Computer Interaction, [S. l.], v. 19, p. 79–88, 2019. DOI: 10.1016/j.ijcci.2018.12.002. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijcci.2018.12.002. Acesso em: 13 set. 2023.

KLEPEIS, Neil E.; NELSON, William C.; OTT, Wayne R.; ROBINSON, John P.; TSANG, Andy M.; SWITZER, Paul; BEHAR, Joseph V; HERN, C.; ENGELMANN, William H. The National Human Activity Pattern Survey (NHAPS): a resource for assessing exposure to environmental pollutants. Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiology, [S. l.], v. 11, p. 231–252, 2001. Disponível em: https://www.nature.com/articles/7500165. Acesso em: 06 out. 2020.

KORSAVI, Sepideh Sadat; MONTAZAMI, Azadeh; MUMOVIC, Dejan. Indoor air quality (IAQ) in naturally-ventilated primary schools in the UK: Occupant-related factors. Building and Environment, [S. l.], v. 180, n. May, p. 106992, 2020. DOI: 10.1016/j.buildenv.2020.106992. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2020.106992. Acesso em: 18 ago. 2020.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. ISBN: 978-85-7975-011-3.

LAMBERTS, Roberto; DUTRA, Luciano; PEREIRA, Fernando O. R.. Eficiência Energética na Arquitetura. 3. ed. Rio de Janeiro: ELETROBRAS/PROCEL, 2014. Disponível em: https://labeee.ufsc.br/publicacoes/livros. Acesso em: 11 abr. 202.

LEE, S. C.; CHANG, M. Indoor air quality investigations at five classrooms. Indoor Air, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 134–138, 1999. DOI: 10.1111/j.1600-0668.1999.t01-2-00008.x. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1600-0668.1999.t01-2-00008.x. Acesso em: 16 fev. 2021.

LEE, S. C.; CHANG, M. Indoor and outdoor air quality investigation at schools in Hong Kong. Chemosphere, [S. l.], v. 41, n. 1–2, p. 109–113, 2000. DOI: 10.1016/S0045-6535(99)00396-3. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0045-6535(99)00396-3. Acesso em: 13 set. 2023.

LEVETIN, Estelle; SHAUGHNESSY, Richard; FISHER, Eugene; LIGMAN, Bryan; HARRISON, Jed; BRENNAN, Terry. Indoor air quality in schools: exposure to fungal allergens. Aerobiologia, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 27–34, 1995. DOI: 10.1007/BF02136141. Disponível em: https://doi.org/10.1007/BF02136141. Acesso em: 26 fev. 2022.

LI, Bingxu; CAI, Wenjian. A novel CO2-based demand-controlled ventilation strategy to limit the spread of COVID-19 in the indoor environment. Building and Environment, [S. l.], v. 219, n. May, p. 109232, 2022. DOI: 10.1016/j.buildenv.2022.109232. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2022.109232. Acesso em: 23 set. 2023.

LIAO, Xiong; TU, Hong; MADDOCK, Jay E.; FAN, Si; LAN, Guilin; WU, Yanyan; YUAN, Zhao Kang; LU, Yuanan. Residents’ perception of air quality, pollution sources, and air pollution control in Nanchang, China. Atmospheric Pollution Research, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 835–841, 2015. DOI: 10.5094/APR.2015.092. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5094/APR.2015.092. Acesso em: 20 set. 2023.

LUGG, Andrew B.; BATTY, William J. Air quality and ventilation rates in school classrooms I: Air quality monitoring. Building Services Engineering Research and Technology, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 13–21, 1999. DOI: 10.1177/014362449902000103. Disponível em: https://doi.org/10.1177%2F014362449902000103. Acesso em: 17 fev. 2021.

MAJD, Ehsan et al. Indoor air quality in inner-city schools and its associations with building characteristics and environmental factors. Environmental Research, [S. l.], v. 170, p. 83–91, 2019. DOI: 10.1016/j.envres.2018.12.012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.envres.2018.12.012. Acesso em: 03 abr. 2020.

MITCHELL, John W.; BRAUN, James E. Princípios de Aquecimento, Ventilação e Condicionamento de Ar em Edificações. Rio de Janeiro: LTC, 2018. 572 p. ISBN: 978-8521634942.

MODLER, Nébora Lazzarotto; BERLEZE, Angélica Saccol; TSUTSUMI, Edison Kiyoshi; LINCZUK, Vinicius Cesar Cadena; AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen. Avaliação de desempenho de um projeto padrão do programa Proinfância: escola de educação infantil no sul do Brasil. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 13, n. 2, p. 95–118, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v13i2.126495. Acesso em: 21 abr. 2024.

MONGE-BARRIO, Aurora; BES-RASTROLLO, Maira; DORREGARAY-OYAREGUI, Sara; GONZÁLEZ-MARTÍNEZ, Purificación; MARTIN-CALVO, Nerea; LÓPEZ-HERNÁNDEZ, Dolores; ARRIAZU-RAMOS, Ainhoa; SÁNCHEZ-OSTIZ, Ana. Encouraging natural ventilation to improve indoor environmental conditions at schools. Case studies in the north of Spain before and during COVID. Energy and Buildings, [S. l.], v. 254, p. 111567, 2022. DOI: 10.1016/j.enbuild.2021.111567. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2021.111567. Acesso em: 08 nov. 2021.

MONKS, P. S. et al. Atmospheric composition change - global and regional air quality. Atmospheric Environment, [S. l.], v. 43, n. 33, p. 5268–5350, 2009. DOI: 10.1016/j.atmosenv.2009.08.021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.atmosenv.2009.08.021. Acesso em: 10 ago. 2023.

PAGEL, É. C.; COSTA REIS, N.; DE ALVAREZ, C. E.; SANTOS, J. M.; CONTI, M. M.; BOLDRINI, R. S.; KERR, A. S. Characterization of the indoor particles and their sources in an Antarctic research station. Environmental Monitoring and Assessment, [S. l.], v. 188, n. 3, 2016. DOI: 10.1007/s10661-016-5172-z. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10661-016-5172-z. Acesso em: 20 jun. 2023.

PAGEL, Erica Coelho; ALVAREZ, Cristina Engel de; REIS JÚNIOR, Neyval Costa. Avaliação e percepção do usuário em relação ao conforto térmico e qualidade do ar em varandas com fechamento em vidros móveis situadas em uma região urbana industrializada. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 13, n. 3, p. 57–78, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v13i3.148455. Acesso em: 22 abr. 2024.

PMV - PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA. Plano Diretor Urbano do Município de Vitória. O Prefeito Municipal de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, faço saber que a Câmara Municilpal aprovou e eu sanciono, na forma do Art. 113, inciso III, da Lei Orgânica do Município de Vitória, a seguinte lei. Prefeitura Municipal de Vitória, Vitória, 2018. p. 291. Disponível em: http://sistemas.vitoria.es.gov.br/webleis/Arquivos/2018/L9271.PDF. Acesso em: 08 abr. 2023.

RIOS, José Luiz De Magalhães; BOECHAT, José Laerte; GIODA, Adriana; SANTOS, Celeste Yara Dos; AQUINO NETO, Francisco Radler De; LAPA E SILVA, José Roberto. Symptoms prevalence among office workers of a sealed versus a non-sealed building: Associations to indoor air quality. Environment International, [S. l.], v. 35, n. 8, p. 1136–1141, 2009. DOI: 10.1016/j.envint.2009.07.005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.envint.2009.07.005. Acesso em: 27 out. 2022.

SADRIZADEH, Sasan et al. Indoor air quality and health in schools: A critical review for developing the roadmap for the future school environment. Journal of Building Engineering, [S. l.], v. 57, n. March, p. 104908, 2022. DOI: 10.1016/j.jobe.2022.104908. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jobe.2022.104908. Acesso em 02 set. 2023.

SANTOS, J. M.; MAVROIDIS, I.; REIS, N. C.; PAGEL, E. C. Experimental investigation of outdoor and indoor mean concentrations and concentration fluctuations of pollutants. Atmospheric Environment, [S. l.], v. 45, n. 36, 2011. DOI: 10.1016/j.atmosenv.2011.08.049. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.atmosenv.2011.08.049. Acesso em: 02 ago. 2020.

SATISH, Usha; MENDELL, Mark J.; SHEKHAR, Krishnamurthy; HOTCHI, Toshifumi; SULLIVAN, Douglas. Is CO2 an indoor pollutant? Direct effects of low-tomoderate CO2 concentrations on Human Decision-Making Performance. Environmental Health Perspectives, [S. l.], v. 120, n. 12, p. 1671–1678, 2012. DOI: 10.1289/ehp.1104789. Disponível em: https://doi.org/10.1289/ehp.1104789. Acesso em: 03 set. 2020.

SCHIBUOLA, Luigi; SCARPA, Massimiliano; TAMBANI, Chiara. Natural Ventilation Level Assessment in a School Building by CO2 Concentration Measures. Energy Procedia, [S. l.], v. 101, n. September, p. 257–264, 2016. DOI: 10.1016/j.egypro.2016.11.033. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.egypro.2016.11.033. Acesso em: 10 nov. 2020.

SCHIRMER, Waldir Nagel; PIAN, Lucas Bischof; SZYMANSKI, Mariani Sílvia Ester; GAUER, Mayara Ananda. A poluição do ar em ambientes internos e a síndrome dos edifícios doentes. Ciência & Saúde Coletiva, [S. l.], v. 16, n. 8, p. 3583–3590, 2011. DOI: 10.1590/S1413-81232011000900026. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000900026. Acesso em: 13 set. 2019.

SEINFELD, John H.; PANDIS, S. N. Atmospheric Chemistry and Physics From Air Pollution to Climate Change. Third Edit ed. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2016. ISBN 978-1-118-94740-1.

SENADO FEDERAL. Bactéria até então desconhecida matou 34 nos EUA. 2009. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/ar-condicionado-exige-limpeza-cuidadosa/bacteria-ate-entao-desconhecida-matou-34-nos-eua. Acesso em: 26 set. 2023.

SILVA, S. V. de O.; PAGEL, Érica C.; BASTOS, L. E. G.; MARCONSINI, C. Ventilação natural e qualidade do ar em salas de aula: revisão sistemática da literatura. PARC Pesq. em Arquit. e Constr., Campinas, SP, v. 13, p. e022021, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/parc.v13i00.8666284. Acesso em: 27 dez. 2023.

SILVA S. V. de O.; PAGEL, E. C. Contribuições para a qualidade do ar interior em salas de aula pós pandemia de COVID-19. PARC Pesq. em Arquit. e Constr., Campinas, SP, v. 14, p. e023006, 2023. DOI: 10.20396/parc.v14i00.8670256. Disponível em: https://doi.org/10.20396/parc.v14i00.8670256. Acesso em: 03. fev. 2023.

SMEDJE, G.; NORBÄCK, D.; EDLING, C. Asthma among secondary schoolchildren in relation to the school environment. Clinical and Experimental Allergy, [S. l.], v. 27, n. 11, p. 1270–1278, 1997. DOI: 10.1111/j.1365-2222.1997.tb01171.x. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1365-2222.1997.tb01171.x. Acesso em: 08 mar 2020.

STABILE, Luca; DELL’ISOLA, Marco; RUSI, ALDO; MASSIM, O, Angelamaria; BUONANNO, Giorgio. The effect of natural ventilation strategy on indoor air quality in schools. Science of the Total Environment, v. 595, p. 894-902, Oct. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.scitotenv.2017.03.048. Acesso em: 21 mar. 2020.

SUNDELL, J. On the history of indoor air quality and health. Indoor Air, Supplement, [S. l.], v. 14, n. SUPPL. 7, p. 51–58, 2004. DOI: 10.1111/j.1600-0668.2004.00273.x. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1600-0668.2004.00273.x. Acesso em: 07 out. 2020.

THÖRN, A. The sick building syndrome: a diagnostic dilemma. Social science & medicine (1982), [S. l.], v. 47, n. 9, p. 1307–12, 1998. DOI: 10.1016/s0277-9536(98)00206-8. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9783873. Acesso em: 15 ago. 2023.

TOYINBO, Oluyemi; PHIPATANAKUL, Wanda; SHAUGHNESSY, Richard; HAVERINEN-SHAUGHNESSY, Ulla. Building and indoor environmental quality assessment of Nigerian primary schools: A pilot study. Indoor Air, v. 29, n. 3. p.510-520, May 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/ina.12547. Acesso em: 10 ago. 2021.

TORRIANI, Giulia; LAMBERTI, Giulia; FANTOZZI, Fabio; BABICH, Francesco. Exploring the impact of perceived control on thermal comfort and indoor air quality perception in schools. Journal of Building Engineering, [S. l.], v. 63, n. PA, p. 105419, 2023. DOI: 10.1016/j.jobe.2022.105419. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jobe.2022.105419. Acesso em: 05 set. 2023.

TRILLES, Sergio; JUAN, Pablo; CHAUDHURI, Somnath; FORTEA, Ana Belen Vicente. Data on CO2, temperature and air humidity records in Spanish classrooms during the reopening of schools in the COVID-19 pandemic. Data in Brief, [S. l.], v. 39, p. 107489, 2021. DOI: 10.1016/j.dib.2021.107489. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.dib.2021.107489. Acesso em: 03 nov. 2021.

VASQUEZ, Natalia Giraldo; BEKÖ, Gabriel; WARGOCKI, Pawel; CABOVSKA, Blanka; TELI, Despoina; DALENBÄCK, Jan Olof; EKBERG, Lars; PSOMAS, Theofanis; LANGER, Sarka. Ventilation strategies and children’s perception of the indoor environment in Swedish primary school classrooms. Building and Environment, [S. l.], v. 240, n. May, 2023. DOI: 10.1016/j.buildenv.2023.110450. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2023.110450. Acesso em: 23 set. 2023.

WAI, T. K.; WILLEM, H. C. Perceptions and physiological responses to indoor air quality. Second Edi ed. [s.l.] : Elsevier, 2019. v. 5 DOI: 10.1016/B978-0-444-63951-6.00272-2. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-444-63951-6.00272-2. Acesso em: 01 set. 2023.

WARGOCKI, Pawel; PORRAS-SALAZAR, Jose Ali; CONTRERAS-ESPINOZA, Sergio; BAHNFLETH, William. The relationships between classroom air quality and children’s performance in school. Building and Environment, [S. l.], v. 173, n. February, p. 106749, 2020. DOI: 10.1016/j.buildenv.2020.106749. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2020.106749. Acesso em: 12 ago. 2023.

WARGOCKI, Pawel; WYON, David P.; LYNGE-JENSEN, Kasper; BORNEHAG, Carl Gustaf. The effects of electrostatic particle filtration and supply-air filter condition in classrooms on the performance of schoolwork by children (RP-1257). HVAC and R Research, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 327–344, 2008. DOI: 10.1080/10789669.2008.10391012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10789669.2008.10391012. Acesso em: 05 jan. 2024.

WHO - WORLD HEALTH ORGANIZATION. Covid 2021. 2021 a. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 28 out. 2021.

WHO, World Health Organization. Ambient (outdoor) air pollution. 2022. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/ambient-(outdoor)-air-quality-and-health. Acesso em: 29 jun. 2023.

WHO – World Health Organization. WHO global air quality guidelines: particulate matter (PM2.5 and PM10), ozone, nitrogen dioxide, sulfur dioxide and carbon monoxide. Copenhagen: World Health Organization, 2021 b. ISBN 9789240034228. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/345329. Acesso em: 11 abr. 2022.

Downloads

Publicado

21-08-2024

Como Citar

SILVA, Saulo Vieira de Oliveira; PAGEL, Érica Coelho; SARNAGLIA, Alessandro José Queiroz; VELTEN, Felipe Barloesius. Percepção da qualidade do ar interior em salas de aula urbanas: estudo de caso em Vitória-ES. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 19, n. 2, p. 51–78, 2024. DOI: 10.11606/gtp.v19i2.221080. Disponível em: https://periodicos.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/221080.. Acesso em: 21 nov. 2024.