Información para autores/as
Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP) é uma revista científica avaliada por pares e voltada à publicação de pesquisas originais e práticas inovadoras relacionadas aos processos e tecnologias de projetos em arquitetura, engenharia e design.
O periódico viabiliza um fórum de divulgação e troca de idéias entre os pesquisadores e profissionais engajados com o desenvolvimento científico e tecnológico de inovações na gestão e na tecnologia de projetos. A revista também busca promover a transferência de tecnologias e práticas inovadoras de projeto, entre acadêmicos e profissionais ligados ao setor produtivo.
Gestão & Tecnologia de Projetos é avaliada como B1 na área de Arquitetura e Urbanismo, segundo Qualis periódicos 2016 e dois números anuais. Um número especial com temática definida e um número geral aberto a submissões dentro dos diversos temas abrangidos pela revista. O número geral é publicado em fluxo contínuo ao longo do ano a medida que os artigos são aprovado e editados.
Tópicos Abrangidos:
Desenvolvimento Integrado do Produto Edificação; Colaboração e coordenação de projetos; Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental no Projeto; Tecnologias de Informação e gestão do conhecimento no processo de projeto; Design de produtos e processos; Tecnologias e ferramentas de apoio ao projeto; Método e Metodologia de desenvolvimento de projetos; Avaliação de desempenho e projeto de produto; Avaliação Pós-Ocupação e retro-alimentação dos projetos; Ensino e Divulgação da Gestão e da Tecnologia de Projetos.
Material Complementar:
Atrelado aos artigos, desde 2018, a revista GTP permite aos autores comportilharem material complementar ao relato da pesquisa. É possível compartilhar modelos BIM em PDF 3D, vídeos, planilhas, questionários e roteiros de entrevista, dentre outros. Para encaminhar tais materiais deve-se utilizar a opção documento suplementar no processo de submissão. Os documentos suplementares serão considerados no processo de avaliação e caso o artigo seja aprovado serão disponiblizados aos leitores juntamente com o artigo.
Processo de Avaliação:
Os artigos submetidos à Gestão & Tecnologia de Projetos são inicialmente avaliados pelos editores que verificam a adequação às temáticas da revista e atendimento aos aspectos científicos e éticos do manuscrito, considerando aprovação do projeto por conselho de ética em pesquisa, quando o texto envolve pesquisa com seres humanos, verificação de similaridade (podendo utilizar software antiplágio), rigor na apresentação das referências bibliográficas e descrição dos métodos utilizados.
Em função destas verificações o manuscrito pode ser sumariamente rejeitado (quando não abordam tema prioritário da revista ou apresenta falta grave), pode ser devolvido aos autores com recomendações de ajustes e re-submissão ou ser encaminhado para avaliação por pares (quando atende integralmente os aspectos éticos, rigor científico e adequação temática).
Para cada manuscrito são designados no mínimo dois avaliadores independentes. Os avaliadores da revista são preferencialmente doutores que atuam nas temáticas relativas a revista e são designados com base no tema do artigo e especialidade do avaliador. Também são considerados o distanciamento entre avaliador e autor(es), assim um avaliador não deverá atuar no mesmo departamento do(s) autor(es) do manuscrito.
A dinâmica padrão de avaliação consiste em “avaliação por pares duplo cego" e tanto os autores como revisores não são informados sobre a identidade da outra parte.
Números especiais (temáticos, ligados a eventos científicos e outros) podem ser avaliados no sistema "cego", nestes casos os revisores (avaliadores) têm acesso aos metadados do artigo e nome dos autores, mas os autores não têm acesso as identidades dos revisores que permanecem anônimos.
Para ser publicado o manuscrito deve ter indicação de aceite dos avaliadores e em caso de divergência o editor poderá designar um novo avaliador para dirimir a controvérsia. Em casos excepcionais a decisão pode ser baseada em pareceres de avaliação divergentes. A decisão final é do editor e é tomada com base nas indicações e argumentos dos revisores e conteúdos dos pareceres das avaliações.
Com base nas avaliações o artigo pode ser:
- Aceito na forma presente, sem necessidade de revisões;
- Aceito com necessidades de pequenos ajustes que serão verificados pelo editor;
- Solicitado revisões significativas, após o que o artigo será reencaminhado para os revisores originais para nova rodada de análise;
- Rejeitado.
É comum o manuscrito original passar por duas ou três rodadas de revisão antes de uma decisão definitiva favorável.
Em todos os casos e a cada rodada de revisão os pareceres de avaliação e a fundamentação da decisão do editor são encaminhados por e-mail ao(s) autor(es).
Política de Ética:
A Revista Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP) considera o comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação: autores, editores e avaliadores de manuscritos. Segundo o Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE (http://publicationethics.org/resources/guidelines).
Os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e se eles utilizam textos ou imagens de outros que isso seja devidamente citado. Plágio constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.
A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram contribuições significativas para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores.
Fontes de financiamento da pesquisa: é reponsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa. Lembramos que universidades e agências de fomento à pesquisa como CAPES, CNPq, FAPESP e outras têm regras próprias para informar o apoio financeiro e cabe aos autores incluir estas informações nos agradecimentos e metadados da submissão.
Preenchimento dos Metadados de Submissão:
Os metadados são utilizados para identificar as submissões já que o arquivo (.doc) não pode trazer esta informação. Assim, é fundamental incluir todos os coautores nos metadado de submissão, bem como o e-mail e filiação institucional de todos. è recomendado também incluir o número ORCiD de todos os autores.
Os metadados são utilizados para registro DOI dos artigos aprovados. Assim, é fundamental que estejam corretos e de acordo com o texto do artigo.
Recomendações para preenchimento dos metadados dos artigos, adaptadas do SIBI USP
- Título do artigo: preencher o título em português, como também os títulos em Inglês e Espanhol, sempre de acordo com o texto do manuscrito. Caso ocorra mudança de título durante o processo de revisão é fundamental altera os metadados para refletir o novo título. Lembramos que o título não deve utilizar nenhuma pontuação ao final, mesmo que haja subtítulo. Utilizar maiúscula apenas em nomes próprios e na palavra que inicia o título.
- Resumo do artigo: preencher não só o resumo em português, como também em Inglês e Espanhol.
- Autor e Co-autor: o último sobrenome deve ser o último sobrenome, exceto para sobrenomes compostos. Erro comum: da Silva. Corrigir para Silva
- Autor e Co-autor: utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação dos autores. Ex. Antonio Carlos Souza
- Afiliação/Instituição do Autor: não utilizar siglas. Não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos. Preencher a denominação sempre por extenso, do maior para o menor. utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação da afiliação
- Ex. Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
- Ex. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
- Ex. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
- Biografia: esse campo, localizado logo após o campo de afiliação/instituição, é destinado a apresentar informações sobre as atividades dos autores.
- Palavras-chave: preencher as palavras-chave uma a uma, não só em português, como também nos outros idiomas, sempre de acordo com as informações constantes no artigo, iniciando cada palavra-chave com letra maiúscula. Após cada palavra-chave inserida pressionar Enter. Não copiar e colar todas as palavras de uma vez, pois isso prejudica a recuperação do conteúdo pelos mecanismos de busca da Internet
- Agência de Fomento/Financiamento: recomendamos habilitar o Plugin ‘Dados de Financiamento’, que captura dados diretamente do FunRef CrossRef. Ex. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. http://dx.doi.org/10.13039/
501100001807. - Agência de Fomento/Financiamento: não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos
- Referências: sempre adicione a lista de Referências em campo próprio para tal nos metadados do artigo. Caso a lista de referências mude durante o processo de revisão, lembre de atualizar os metadados para refletir a bibliografia referenciada no artigo. Caso esse campo não esteja aparecendo, habilite-o por meio das Configurações de Fluxo de Trabalho na aba Submissões.
- Referências: lembramos que a ABNT NBR 6023 Referências foi publicada em novembro de 2018 e apresentou várias mudanças. Atualize as orientações para autores.
Dúvidas sobre o sistema de submissão e gerenciamento da revista: Recomendamos a leitura do guia OJS3 IBICT, páginas 112 a 123 (capítulo destinado aos autores) e o vídeo: Submetendo um Artigo (Vídeo Tutorial para Autores (legendado)
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Condições para submissão de manuscritos
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista ou evento; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
-
Os autores se responsabilizam integralmente pela autoria do artigo e pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido.
Obs. Caso o autor utilize imagens ou fotos de terceiros ele deve ter autorização para utiliza-las em seu artigo.
A autorização para uso de imagens e fotos de terceiros deve ser assinada pelo detentor dos direitos autorais das mesmas. É responsabilidade do autor verificar a legalidade dos documentos de permissão de uso de imagens e fotos e manter os originais destes para apresentar à revista caso seja solicitado.
-
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice e o tem no máximo 20 páginas em Times New Roman - 12pts, pagragrafo 1,5 e espaçamento entre paragráfos 12pts. O manuscrito deve ser redigido com as linhas numeradas para facilitar a comunicação entre revisores e autores. As imagens e figuras são legíveis e apresentam boa qualidade gráfica (pelo menos 200dpi de resolução).
Utilizar modelo disponível para:
OBS. A formatação final dos artigos aceitos é realizada pela revista e enviada aos autores para validação.
-
A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo de submissão e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista e o processo de avaliação por pares.
Nos metadados da submissão (ficha de cadastro na revista) devem ser inseridos os dados de todos os autores e co-autores, vinculação intitucional dos autores e código ORCiD <<http://orcid.org/>> de todos os autores.
-
O artigo inclui título em português e título em inglês, resumo, abstract (mínimo de 150 e máximo 350 palavras), palavras-chave e keywords (três a cinco palavras).
No corpo do artigo estão claramente descritos os objetivos, os métodos e procedimentos de pesquisa, os resultados obtidos e as contribuições teóricas.
-
As referências bibligráficas devem estar completas, conforme a ABNT NBR 6023 - Informação e documentação - Referências - Elaboração e citadas de acordo com a ABNT NBR 10520 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação.
URLs e DOIs das referências foram informadas quando possível.
Obs. Utilizar DOI nas referências ajuda os mecanismos de busca a contabilizarem as citações dos trabalhos.
-
Os autores permitem que a revista indexe os trabalhos em bases bibliográficas e acadêmicas para ampliar a difusão da publicação.
OBS. Os autores também são incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na revista em suas páginas pessoais e repositórios institucionais de divulgação científica (InfoHab, ResearchGate, Academia.edu, etc.), seguindo os critérios Creative Commons BY NC.
-
Os autores se comprometem a informar no texto (se houver) todas as fontes de financiamento para pesquisa (agências publicas ou privadas).
Ver recomendações da FAPESP de como informar o apoio financeiro, através de bolsas e auxílios de pesquisa:
-
Os autores se responsabilizam integralmente por todas as aprovações éticas necessárias para desenvolvimento da pesquisa e afirmam que possuem as devidas aprovações.
Caso envolva pesquisa com seres humanos os autores dispõe das devidas aprovações éticas de acordo com as regras da plataforma Brasil ou similares em outros países.
Site da Plataforma Brasil: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf
Informar no artigo os dados da aprovação junto ao conselho de ética de pesquisa e eventuais conflitos de interesse, quando pertinente ao conteúdo do trabalho.
- Os autores que têm seus artigos avaliados por Gestão & Tecnologia de Projetos se comprometem a contribuir na revisão de artigos quando convidados pela revista.
- Quando envolver pesquisa com seres humanos os autores são responsáveis pelas aprovações éticas necessárias e devem informar o protocolo de pesquisa aprovado junto à plataforma Brasil ou conselho de ética.