Informação para Autores

Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP) é uma revista científica avaliada por pares e voltada à publicação de pesquisas originais e práticas inovadoras relacionadas aos processos e tecnologias de projetos em arquitetura, engenharia e design.

O periódico viabiliza um fórum de divulgação e troca de idéias entre os pesquisadores e profissionais engajados com o desenvolvimento científico e tecnológico de inovações na gestão e na tecnologia de projetos. A revista também busca promover a transferência de tecnologias e práticas inovadoras de projeto, entre acadêmicos e profissionais ligados ao setor produtivo.

Gestão & Tecnologia de Projetos é avaliada como A2 segundo Qualis periódicos 2017 - 2022.

A revista GTP publica atualmente quatro números anuais, divididos entre números especiais (temáticos) e númeres regulares (com artigos diversos dentre os temas considerados na revista).  

 

Tópicos Abrangidos:

Desenvolvimento Integrado do Produto Edificação; Colaboração e coordenação de projetos; Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental no Projeto; Tecnologias de Informação e gestão do conhecimento no processo de projeto; Design de produtos e processos; Tecnologias e ferramentas de apoio ao projeto; Método e Metodologia de desenvolvimento de projetos; Avaliação de desempenho e projeto de produto; Avaliação Pós-Ocupação e retro-alimentação dos projetos; Ensino e Divulgação da Gestão e da Tecnologia de Projetos.

Material Complementar:

Atrelado aos artigos, desde 2018, a revista GTP permite aos autores compartilharem material complementar ao relato da pesquisa. É possível compartilhar modelos BIM em PDF 3D, vídeos, planilhas, questionários e roteiros de entrevista, dentre outros. Para encaminhar tais materiais deve-se utilizar a opção documento suplementar no processo de submissão. Os documentos suplementares serão considerados no processo de avaliação e caso o artigo seja aprovado serão disponibilizados aos leitores juntamente com o artigo. 

Processo de Avaliação:

Os artigos submetidos à Gestão & Tecnologia de Projetos são inicialmente avaliados pelos editores que verificam a adequação às temáticas da revista e atendimento aos aspectos científicos e éticos do manuscrito, considerando aprovação do projeto por conselho de ética em pesquisa, quando o texto envolve pesquisa com seres humanos, verificação de similaridade (podendo utilizar software anti-plágio), rigor na apresentação das referências bibliográficas e descrição dos métodos utilizados.

Em função destas verificações o manuscrito pode ser sumariamente rejeitado (quando não abordam tema prioritário da revista ou apresenta falta grave), pode ser devolvido aos autores com recomendações de ajustes e re-submissão ou ser encaminhado para avaliação por pares (quando atende integralmente os aspectos éticos, rigor científico e adequação temática).

Para cada manuscrito são designados no mínimo dois avaliadores independentes. Os avaliadores da revista são preferencialmente doutores que atuam nas temáticas relativas a revista. Mestres e especialistas pode ser ocasionalmente designados como avaliadores com base no tema do artigo e especialidade de avaliação. Também são considerados o distanciamento entre avaliador e autor(es), assim um avaliador não deverá atuar no mesmo departamento do(s) autor(es) do manuscrito.

A dinâmica inicial de avaliação consiste em “avaliação por pares duplo cego" e tanto os autores como revisores não são informados sobre a identidade da outra parte. Entretanto, destacamos que muitas vezes pelo tema e abordagem do trabalho o avaliador pode identificar ou ter ideia sobre o grupo que realizaou o trabalho, mesmo sem ter identificação da autoria.

Números especiais (temáticos, ligados a eventos científicos e outros) podem ser avaliados no sistema "cego", nestes casos os revisores (avaliadores) têm acesso aos metadados do artigo e nome dos autores, mas os autores não têm acesso as identidades dos revisores que permanecem anônimos.

Para ser publicado o manuscrito deve ter indicação de aceite dos avaliadores e em caso de divergência o editor poderá designar um novo avaliador para dirimir a controvérsia. Em casos excepcionais a decisão pode ser baseada em pareceres de avaliação divergentes. A decisão final é do editor e é tomada com base nas indicações e argumentos dos revisores e conteúdos dos pareceres das avaliações e justificativas apresentadas pelos autores.

Com base nas avaliações o artigo pode ser:

- Aceito na forma presente,  sem necessidade de revisões;

- Aceito com necessidades de pequenos ajustes que serão verificados pelo editor;

- Solicitado revisões significativas, após o que o artigo será reencaminhado para os revisores originais para nova rodada de análise;

- Rejeitado.

É comum o manuscrito original passar por duas ou três rodadas de revisão antes de uma decisão definitiva favorável. Assim, o tempo de revisão de artigos é bastante variável, dependendo do tempo de resposta dos revisores e do tempo necessário para os autores realizarem as mudanças requeridas. Assim, os autores devem estar preparados para prazos de um ano ou mais no processo de revisão.

Em todos os casos e a cada rodada de revisão os pareceres de avaliação e a fundamentação da decisão do editor são encaminhados por e-mail ao(s) autor(es).

Política de Ética:

A Revista Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP) considera o comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação: autores, editores e avaliadores de manuscritos, buscando atender ao Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE (http://publicationethics.org/resources/guidelines).

Os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e se eles utilizam textos ou imagens de outros que isso seja devidamente citado. Plágio constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.

A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram contribuições significativas para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado.  Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como co-autores. 

Trabalhos que envolvam pesquisa (entrevistas, questionários, etc.) com seres humanos devem ter aprovação no conselho de ética em pesquisa segundo o sistema  CEP/CONEP - Plataforma Brasil.

Trabalhos que envolvam pesquisa (entrevistas, questionários, etc.) com seres humanos sem aprovação pelo comitê de ética não devem ser enviados para revista GTP.

Fontes de financiamento da pesquisa: é responsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa. Lembramos que universidades e agências de fomento à pesquisa como CAPES, CNPq, FAPESP e outras têm regras próprias para informar o apoio financeiro e cabe aos autores incluir estas informações nos agradecimentos e metadados da submissão.

 

Preenchimento dos Metadados de Submissão:

Os metadados são utilizados para identificar as submissões já que o arquivo (.doc) não pode trazer esta informação. Assim, é fundamental incluir todos os co-autores nos metadado de submissão, bem como o e-mail  e filiação institucional de todos e o código ORCiD de todos os autores.

Os metadados são utilizados para registro DOI dos artigos aprovados. Assim, é fundamental que estejam corretos e de acordo com o texto do artigo.

Recomendações  para preenchimento dos metadados dos artigos (adaptadas do SIBI USP)

  • Título do artigo: preencher o título em português, em Inglês e em Espanhol, sempre de acordo com o texto do manuscrito. Caso ocorra mudança de título durante o processo de revisão é fundamental altera os metadados para refletir o novo título. Lembramos que o título não deve utilizar nenhuma pontuação ao final, mesmo que haja subtítulo. Utilizar maiúscula apenas em nomes próprios e na palavra que inicia o título.

 

  • Resumo do artigo:  preencher nos metadados de submissão não só o resumo em português, como também em Inglês e Espanhol. O mesmo vale para o título e palavras-chaves que devem ser preenchidos em PT, EN, ES.

 

  • Autor e Co-autor: todos os co-autores devem ser adicionados nos metadados no momento da submissão e para todos é fundamental fornecer o e-mail e ORCiD. A inclusão posterior de novos autores não é permitida e só será aceita em casos excepcionais com justificativa por escrita que será avaliada pelos editores.
  • Autor e Co-autor: o último sobrenome deve ser o último sobrenome, exceto para sobrenomes compostos. Erro comum: da Silva. Corrigir para Silva.
  • Autor e Co-autor: utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação dos autores. Ex. Antonio Carlos Souza.

 

  • Afiliação/Instituição do Autor: não utilizar siglas. Não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos. Preencher a denominação sempre por extenso, do maior para o menor. utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação da afiliação
    • Ex. Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
    • Ex. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    • Ex. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

 

  • Biografia: Esse campo, localizado logo após o campo de afiliação/instituição, é destinado a apresentar informações sobre as atividades dos autores. Adicionalmente, os autores podem adicionar o link para seu CV Lattes neste campo.

 

  • Palavras-chave: preencher as palavras-chave uma a uma, não só em português, como também nos outros idiomas (espanhol e inglês), sempre de acordo com as informações constantes no artigo, iniciando cada palavra-chave com letra maiúscula. Após cada palavra-chave inserida pressionar "Enter". Não copiar e colar todas as palavras de uma vez, pois isso prejudica a recuperação do conteúdo pelos mecanismos de busca da Internet.

 

  • Agência de Fomento/Financiamento: recomendamos habilitar o Plugin ‘Dados de Financiamento’, que captura dados diretamente do FunRef CrossRef. Ex. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. http://dx.doi.org/10.13039/501100001807.
  • Agência de Fomento/Financiamento: Não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos.

 

  • Referências: sempre adicione a lista de referências em campo próprio para tal nos metadados do artigo. Caso a lista de referências mude durante o processo de revisão, lembre de atualizar os metadados para refletir a bibliografia referenciada no artigo. Caso esse campo não esteja aparecendo, habilite-o por meio das Configurações de Fluxo de Trabalho na aba Submissões. 
  • Referências: lembramos que a ABNT NBR 6023 Referências foi publicada em novembro de 2018 e apresentou várias mudanças. Atualize as orientações para autores.
  • Referências: sempre que existir, adicione ao final da referência o DOI do texto citado.

 

Formatação do manuscrito de submissão e formatação do artigo aceito

O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice conforme modelo de formatação a seguir. 
Utilizar modelo disponível para formatação de submissão para avaliação.

Formatação final dos artigos aceitos é de responsabilidade dos autores e devem ser realizado após o aceite definitivo do artigo seguindo o Modelo de Formatação de Artigos Aceitos

 

Dúvidas sobre o sistema de submissão e gerenciamento da revista: Recomendamos a leitura do guia OJS3 IBICT, páginas 112 a 123 (capítulo destinado aos autores) e o vídeo: Submetendo um Artigo (Vídeo Tutorial para Autores (legendado)

 

Declaração de Direito Autoral 

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados disponível no link https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/about/submissions