Livros, infâncias e materialidades: uma reflexão sobre mediação de leitura
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p25-38Mots-clés :
Materialidade dos livros, Leitura, Processos de criação, Infância.Résumé
O artigo busca discutir sobre a materialidade dos livros e suas possíveis relações com os leitores, aproximando-se de temas como acessibilidade, experiência de leitura, intimidade e formas de mediação. Os “livros ilustrados”, ou picture books em inglês, são livros que podem nos causar dúvidas sobre como manuseá-los e explorar seus limites devido a seus diferentes formatos, sendo eles sanfonados, inseridos em caixas, com conteúdo na frente e no verso, podendo também ter capa dura e ser muito grandes ou muito pequenos. Colocamos como parte deste grupo – e também do desafio na mediação – os livros em que é necessário apresentar o objeto “livro” para narrar uma história, porque o texto está sob uma perspectiva e a imagem sob outra, por exemplo. Porém, entendemos que estes livros, em que a intenção com a materialidade está mais clara, podem afetar as mediações possíveis com outros livros, pessoas, mundos. Afinal, dos bebês aos adultos, como podemos convidá-los à leitura com estes livros-objetos? Como notamos as sutilezas da materialidade como parte da narrativa? Como propor esta dança da leitura que estes livros permitem? Leituras que vêm e vão, abrem e fecham, mostram surpresas e instigam leituras sem fim. Sinta-se convidado à leitura deste artigo.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Editora, 2010.
FELTRE, Camila. Experiências com livros que exploram a sua materialidade: mediações e leituras possíveis, 2015, 295 f. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/132012>.
FURNARI, Eva. Reflexão, acolhimento e resistência pela leitura. Encontro n’A Casa Tombada para o ciclo Como Nasce o Desejo de Ler. São Paulo, 2018. Disponível em: <https://acasatombada.com.br/encontro-com-eva-furnari-reflexao-acolhimento-e-resistenciapela-leitura>. Acesso em 15 fev. 2019.
GOLDIN, Daniel. Os Dias e os Livros – Divagações sobre a hospitalidade da leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
LEE, Suzy. A trilogia da margem: o livro-imagem segundo Suzy Lee. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1971.
LÓPEZ, María Emilia. Um Mundo Aberto – Cultura e Primeira Infância. São Paulo: Selo Emília, 2018.
LUGONES, Pablo; RAMPAZO, Alexandre. O passeio. São Paulo: Gato Leitor, 2017.
MELOT, Michel. Livro. Cotia: Ateliê Editorial, 2012.
MISENTA, Isol. Ter um patinho é útil. São Paulo: SESI-SP Editora, 2018.
MORAES, Odilon. O livro como objeto e a literatura infantil. In: DERDYK, Edith. Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo: Editora Senac, 2013.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
RAMPAZO, Alexandre. Se eu abrir esta porta agora. São Paulo: SESI-SP Editora, 2018.
ROGERIO, Cristiane. Literatura infantil para pegar, virar, sentir...Revista Crescer, 2018. Disponível em:<https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Livros/noticia/2018/06/literatura-infantilpara-pegar-virar-sentir.html>. Acesso em 18 fev. 2019.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Manuscrítica. Revista de Crítica Genética 2019

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .