IArt-à-porter: a moda na era da inteligência artificial
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i3p85-96Mots-clés :
inteligência artificial, maquinação, Moda, representação, semiótica, simulaçãoRésumé
O sistema da moda foi imediatamente colonizado pela inteligência artificial (IA) generativa multimodal: desde o design criativo de croquis e estampas até campanhas de marketing e publicidade audiovisual, tudo já pode ser gerado e funcionar a partir da lógica do algoritmo usado pelas ferramentas de IA. Esse estágio intermediário entre a realidade virtual e a inteligência artificial é conhecido como metaverso, que atualmente constitui o precedente imediato usado por marcas de moda como a Gucci. Assim, recriam-se espaços e modelos virtuais, cada vez mais difíceis de distinguir dos modelos reais, apresentados na IAFashion Week. Tentaremos definir a modalidade semiótica desse fenômeno tecnocomunicativo radicalmente disruptivo que, em comparação com a representação típica da mídia analógica e a simulação característica da mídia digital, será definida com base no conceito de maquinação.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Avram, H. (2016). The visual regime of augmented reality art: Space, body, technology, and the real–virtual convergence. McGill University.
Canogar, D. (2024). La automatización del conocimiento: Inteligencia artificial, creatividad y resistencia. In V. R. Lozano, D. Innerarity, D. Canogar, A. Patiño, J. & G. Vicén, Ojo al dato: Inteligencia artificial y artes visuales (pp. 43-55). Vegap.
Innerarity, D. (2024). El sueño de la máquina creativa. In V. R. Lozano, D. Innerarity, D. Canogar, A. Patiño, J. & G. Vicén, Ojo al dato: Inteligencia artificial y artes visuales (pp. 33-42). Vegap.
Metz, C. (2023, 1 de mayo). ‘The Godfather of A.I.’ leaves Google and warns of danger ahead. New York Times. https://www.nytimes.com/2023/05/01/technology/ai-google-chatbot-engineer-quits-hinton.html
Patel, P., & Gajjar, S. (2024). From augmented to extended: a study of AR, VR, MR and XR – The realities. International Journal of Progressive Research in Engineering Management and Science, 4(1), 607-614. https://www.ijprems.com/uploadedfiles/paper//issue_1_january_2024/32614/final/fin_ijprems1706967071.pdf
Paz Gago, J. M. (2016). Moda & Sedução. Estação das Letras e Cores.
Paz Gago, J. M. (2020). Simulacros. Nuevos modos de Representación en el espectáculo postcontemporáneo. Tropelías, (7), 641-652. https://doi.org/10.26754/ojs_tropelias/tropelias.202074775
Peirce, C. S. (1982). On a method of searching for the categories: Ms 133, november-december 1866. In M. H. Fisch, C. J. W. Kloesel, E. C. Moore, D. D. Roberts, L. A. Ziegler & N. P. Atkinson (Eds.), Writings of Charles S. Peirce: A chronological edition, Volume 1: 1857-1866 (pp. 515-528). Indiana University Press.
Peirce, C. S. (1868). On a new list of categories. Proceedings of the American Academy of Arts and Sciences, (7), 287-298. https://www.peirce.org/writings/p32.html
Pérez, C., & Pompeu, B. (2020). Moda mimética, desviante e criativa: em busca da secundidade perdida. deSignis, (32), 49-61. https://doi.org/10.35659/designis.i32p49-61
Poster, M. (1990). The mode of information: Poststructuralism and social context. University of Chicago Press.
Robinson, S. (2011). Conceptual modeling for simulation. In J. J. Cochran (Ed.), Encyclopedia of Operations Research and Management Science. Wiley.
Robinson, S. (2014). Simulation: The practice of model development and use. Palgrave.
Terracciano, B. (2017). Social moda: Nel segno di influenze, pratiche, discorsi. Farnco Angeli.
Terracciano, B. (2020). Moda en Instagram: historias y discursos. deSignis, (32), 91-101. http://dx.doi.org/10.35659/designis.i32p91-101
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.