IArt-à-porter: a moda na era da inteligência artificial

Autori

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i3p85-96

Parole chiave:

inteligência artificial, maquinação, Moda, representação, semiótica, simulação

Abstract

O sistema da moda foi imediatamente colonizado pela inteligência artificial (IA) generativa multimodal: desde o design criativo de croquis e estampas até campanhas de marketing e publicidade audiovisual, tudo já pode ser gerado e funcionar a partir da lógica do algoritmo usado pelas ferramentas de IA. Esse estágio intermediário entre a realidade virtual e a inteligência artificial é conhecido como metaverso, que atualmente constitui o precedente imediato usado por marcas de moda como a Gucci. Assim, recriam-se espaços e modelos virtuais, cada vez mais difíceis de distinguir dos modelos reais, apresentados na IAFashion Week. Tentaremos definir a modalidade semiótica desse fenômeno tecnocomunicativo radicalmente disruptivo que, em comparação com a representação típica da mídia analógica e a simulação característica da mídia digital, será definida com base no conceito de maquinação.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • José María Paz Gago, Universidade de Corunha

    Professor catedrático de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade de Corunha (Espanha). Especializado nas relações da literatura com as artes do espetáculo, o cinema e a moda, foi professor visitante na Paris3-Nouvelle Sorbonne, na Universidade da California-Santa Bárbara e na Universidade Autônoma da Colômbia.

Riferimenti bibliografici

Avram, H. (2016). The visual regime of augmented reality art: Space, body, technology, and the real–virtual convergence. McGill University.

Canogar, D. (2024). La automatización del conocimiento: Inteligencia artificial, creatividad y resistencia. In V. R. Lozano, D. Innerarity, D. Canogar, A. Patiño, J. & G. Vicén, Ojo al dato: Inteligencia artificial y artes visuales (pp. 43-55). Vegap.

Innerarity, D. (2024). El sueño de la máquina creativa. In V. R. Lozano, D. Innerarity, D. Canogar, A. Patiño, J. & G. Vicén, Ojo al dato: Inteligencia artificial y artes visuales (pp. 33-42). Vegap.

Metz, C. (2023, 1 de mayo). ‘The Godfather of A.I.’ leaves Google and warns of danger ahead. New York Times. https://www.nytimes.com/2023/05/01/technology/ai-google-chatbot-engineer-quits-hinton.html

Patel, P., & Gajjar, S. (2024). From augmented to extended: a study of AR, VR, MR and XR – The realities. International Journal of Progressive Research in Engineering Management and Science, 4(1), 607-614. https://www.ijprems.com/uploadedfiles/paper//issue_1_january_2024/32614/final/fin_ijprems1706967071.pdf

Paz Gago, J. M. (2016). Moda & Sedução. Estação das Letras e Cores.

Paz Gago, J. M. (2020). Simulacros. Nuevos modos de Representación en el espectáculo postcontemporáneo. Tropelías, (7), 641-652. https://doi.org/10.26754/ojs_tropelias/tropelias.202074775

Peirce, C. S. (1982). On a method of searching for the categories: Ms 133, november-december 1866. In M. H. Fisch, C. J. W. Kloesel, E. C. Moore, D. D. Roberts, L. A. Ziegler & N. P. Atkinson (Eds.), Writings of Charles S. Peirce: A chronological edition, Volume 1: 1857-1866 (pp. 515-528). Indiana University Press.

Peirce, C. S. (1868). On a new list of categories. Proceedings of the American Academy of Arts and Sciences, (7), 287-298. https://www.peirce.org/writings/p32.html

Pérez, C., & Pompeu, B. (2020). Moda mimética, desviante e criativa: em busca da secundidade perdida. deSignis, (32), 49-61. https://doi.org/10.35659/designis.i32p49-61

Poster, M. (1990). The mode of information: Poststructuralism and social context. University of Chicago Press.

Robinson, S. (2011). Conceptual modeling for simulation. In J. J. Cochran (Ed.), Encyclopedia of Operations Research and Management Science. Wiley.

Robinson, S. (2014). Simulation: The practice of model development and use. Palgrave.

Terracciano, B. (2017). Social moda: Nel segno di influenze, pratiche, discorsi. Farnco Angeli.

Terracciano, B. (2020). Moda en Instagram: historias y discursos. deSignis, (32), 91-101. http://dx.doi.org/10.35659/designis.i32p91-101

Pubblicato

2024-12-31

Fascicolo

Sezione

Dossiê

Come citare

Paz Gago, J. M. (2024). IArt-à-porter: a moda na era da inteligência artificial. MATRIZes, 18(3), 85-96. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i3p85-96