Magia publicitária: a arte da mediação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i3p347-357

Mots-clés :

Publicidade, magia, eficácia simbólica, catarse, comunidade participativa

Résumé

Este artigo desenvolve uma abordagem antropológica e semiótica para anúncios publicitários que encenam um produto. A hipótese é que a publicidade apela para os mesmos recursos da magia. Para que o ato mágico-publicitário seja eficaz, é necessário criar as condições rituais para sua apresentação, o que gera, por meio da catarse, um sentimento de comunidade que envolve todos os personagens participantes da cena. A presença de observadores é inevitável, pois eles são mediadores na produção da catarse. Dessa forma, a causalidade mágico-publicitária se espalha não apenas entre os personagens, mas transborda o enunciado para atingir o espectador.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Roberto Flores, Instituto Nacional de Antropología e Historia do Mexico

    Doutor em ciencias del lenguaje, com especialidade en semiótica, pela Universidad de París III. Professor e pesquisador no Instituto Nacional de Antropología e Historia, do Mexico. Suas pesquisas abordam as ciências antropológicas com um enfoque semiótico.

Références

Barthes, R. (1957). Mythologies. Seuil.

Barthes, R. (1964). Rhétorique de l’image. Communications, 4(4), 40-51.

Cassirer, E. (1972). Filosofía de las formas simbólicas (Vol. 2). FCE.

Floch, J. -M. (1990). Sémiotique, marketing et communication. PUF.

Flores, R. (2015). Sucesos y relato. ENAH/Del Lirio.

Flores, R. (2010). Admiración y fascinación. Eficacia simbólica y ciencias del lenguaje. In M. E. Olavarría, S. Millán, C. Bonfiglioli (Coords.), Lévi-Strauss: un siglo de reflexión. UAM.

Flores, R. (2022). Magia Publicitaria: semiótica de la eficacia simbólica. Aracné. https://www.aracneeditrice.eu/free-download/9791221803136.pdf

Fontanille, J. (2018). La constitution de l’actant collectifs. Fondation Maison des Sciences de l’Homme. http://http://afsemio.fr/wp-content/uploads/SAISIE-07.11.18-Jacques.Fontanille.pdf

Fontanille, J., & Couégnas, N. (2018). Terres de sens. PULIM.

Frazer, J. G. (2011). La rama dorada (Edición abreviada). FCE.

Greimas, A. J., & Courtés, J. (1979). Sémiotique. Dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Hachette.

Greimas, A. J. (1976). Sémiotique et sciences sociales. Seuil.

Landowski, E. (2004). Passions sans nom. PUF.

Lévi-Strauss, C. (1958). Anthropologie structurale. Plon.

Turner, V. (1969). The Ritual Process: Structure and Anti-Structure. Aldine Transaction.

Zilberberg, C. (2011). Des formes de vie aux valeurs. PUF.

Publiée

2024-12-31

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Flores, R. (2024). Magia publicitária: a arte da mediação. MATRIZes, 18(3), 347-357. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i3p347-357