DA receita-modelo para UMA receita com ar familiar: hedonismo estético e utilitarismo poético na abordagem semiótica do social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i3p205-220Parole chiave:
Gastronomia, Semiótica, cultura popular, valores sociais, cultura alimentarAbstract
Este artigo aborda as tensões entre o caráter estético e utilitário das representações culinárias, comparando o paradigma da receita da alta gastronomia com receitas populares divulgadas em plataformas digitais e programas como 20 lucas. Para tanto, foi observado como a linguagem molda objetos de valor nesses diferentes contextos. Por meio de uma análise semiótica estrutural baseada nas contribuições de Algirdas Julien Greimas, Émile Benveniste e nas reflexões contemporâneas de Baptiste Morizot, foram analisadas narrativas culinárias a partir de suas dimensões linguísticas, sociais e econômicas. Este estudo revela que as receitas clássicas, como sopa de pistou, priorizam o hedonismo estético e a estabilidade cultural, enquanto as receitas populares contemporâneas, como aquelas difundidas em 20 lucas, adotam uma abordagem de utilitarismo poético. Essas últimas não apenas se adaptam às restrições econômicas, mas também enfatizam processos criativos e de participação, refletindo a dinâmica social atual. O artigo complementa a semiótica de Greimas ao incluir condições econômicas e da mídia contemporânea, destacando que os objetos de valor não são entidades estáticas, mas processos dinâmicos que emergem de negociações entre cultura, prática e sociedade. Isso redefine a semiótica da culinária ao considerar tanto os valores ideais quanto as interações materiais das práticas contemporâneas.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Althusser, L. (1974). Ideología y aparatos ideológicos del Estado. Siglo XXI.
Benveniste, E. (1976). Problèmes de linguistiques générale. Gallimard.
Cuevas-Calderón, E. (2016). Marca Perú: ¿una nación en construcción? Contratexto, 25(1), 95-120. https://doi.org/10.26439/contratexto2016.n025.653
Cuevas-Calderón, E. (2019). En búsqueda de la peruanidad perdida. In Cánepa Koch, G. & Chávez Lossio, F. (eds.), La nación celebrada. Marca país y ciudadanías en disputa (pp. 141-159). Universidad del Pacífico, Pontificia Universidad Católica del Perú y CRIC.
Cuevas-Calderón, E., & Demuru, P. (2019). Imágenes de la nación y nuevo populismo entre Brasil y Perú: Una mirada sociosemiótica-discursiva. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación 16(1), 169-179. https://doi.org/10.55738/alaic.v16i30.524
Eco, U. (1999). Kant y el ornitorrinco. Lumen.
FilmadoraProduction. (2008, 19 mayo). 20 LUCAS PROGRAMA 1 BLQ 1 parte 1 [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=0K3-Z162DHM
Greimas, A. J. (1970). Du sens. Essais sémiotiques. Éditions du Seuil.
Greimas, A. J. (1983). Du sens II. Essais sémiotiques. Éditions du Seuil.
Greimas, A. J. (1987). De l’imperfetion. Pierre Fanlac.
Greimas, A. J. (2014). Analyse sémiotique d’un discours juridique. La loi commerciale sur le sociétés et les groupes de sociétés. Guaraldi.
Greimas, A. J., & Courtés, J. (1979). Sémiotique. Dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Hachette.
Greimas, A. J., & Courtés, J. (1986). Semiótica. Diccionario razonado de la teoría del lenguaje. Tomo II. Gredos.
Greimas, A. J., & Fontanille, J. (1991). Sémiotiques des passions. Des états de choses aux états d’âme. Éditions du Seuil.
Landowski, E. (1989). La société réfléchie. Essais de socio-sémiotique. Éditions du Seuil.
Morizot, B. (2023). Maneras de ser viviente. Isla Desierta.
Zilberberg, C. (2015). La estructura tensiva. Universidad de Lima.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini:
- Gli autori mantengono il copyright e concedono alla rivista il diritto alla prima pubblicazione, con il lavoro simultaneamente concesso in licenza in base alla Licenza di attribuzione Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0) che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questo giornale per scopi non commerciali.
- Gli autori sono autorizzati ad assumere contratti aggiuntivi separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata in questa rivista (ad esempio, pubblicazione in un archivio istituzionale o come capitolo di un libro), con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questa rivista.