DA receita-modelo para UMA receita com ar familiar: hedonismo estético e utilitarismo poético na abordagem semiótica do social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i3p205-220Palavras-chave:
Gastronomia, Semiótica, cultura popular, valores sociais, cultura alimentarResumo
Este artigo aborda as tensões entre o caráter estético e utilitário das representações culinárias, comparando o paradigma da receita da alta gastronomia com receitas populares divulgadas em plataformas digitais e programas como 20 lucas. Para tanto, foi observado como a linguagem molda objetos de valor nesses diferentes contextos. Por meio de uma análise semiótica estrutural baseada nas contribuições de Algirdas Julien Greimas, Émile Benveniste e nas reflexões contemporâneas de Baptiste Morizot, foram analisadas narrativas culinárias a partir de suas dimensões linguísticas, sociais e econômicas. Este estudo revela que as receitas clássicas, como sopa de pistou, priorizam o hedonismo estético e a estabilidade cultural, enquanto as receitas populares contemporâneas, como aquelas difundidas em 20 lucas, adotam uma abordagem de utilitarismo poético. Essas últimas não apenas se adaptam às restrições econômicas, mas também enfatizam processos criativos e de participação, refletindo a dinâmica social atual. O artigo complementa a semiótica de Greimas ao incluir condições econômicas e da mídia contemporânea, destacando que os objetos de valor não são entidades estáticas, mas processos dinâmicos que emergem de negociações entre cultura, prática e sociedade. Isso redefine a semiótica da culinária ao considerar tanto os valores ideais quanto as interações materiais das práticas contemporâneas.
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