Quadrinhos em aulas de português para estrangeiros
ensinando língua e cultura
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.2017.v.6i1-2e149153Palabras clave:
Histórias em Quadrinhos, Português para Estrangeiros, Atos de Fala.Resumen
Aborda a questão do uso de histórias em quadrinhos como material didático para o ensino de português do Brasil a estrangeiros. Parte da ideia dos quadrinhos como vitrine de uma cultura-alvo (VERGUEIRO; RAMOS, 2009), para discutir a possibilidade de usá-los como facilitadores do desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas e interculturais, requisitadas ao aluno estrangeiro na sociedade atual. Selecionou-se o “pedido de desculpa” como ato de fala (AUSTIN, 1967; GOMES, 2010) para exemplificar e sugerir estratégias de uso de quadrinhos em aulas de português a estrangeiros, como ferramenta pedagógica para ensinar padrões linguístico-interacionais e comunicativos. Os resultados parciais apontam para a melhoria de desempenho dos alunos quanto às suas escolhas linguísticas em situações interacionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.