Quadrinhos em aulas de português para estrangeiros
ensinando língua e cultura
DOI :
https://doi.org/10.11606/2316-9877.2017.v.6i1-2e149153Mots-clés :
Histórias em Quadrinhos, Português para Estrangeiros, Atos de Fala.Résumé
Aborda a questão do uso de histórias em quadrinhos como material didático para o ensino de português do Brasil a estrangeiros. Parte da ideia dos quadrinhos como vitrine de uma cultura-alvo (VERGUEIRO; RAMOS, 2009), para discutir a possibilidade de usá-los como facilitadores do desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas e interculturais, requisitadas ao aluno estrangeiro na sociedade atual. Selecionou-se o “pedido de desculpa” como ato de fala (AUSTIN, 1967; GOMES, 2010) para exemplificar e sugerir estratégias de uso de quadrinhos em aulas de português a estrangeiros, como ferramenta pedagógica para ensinar padrões linguístico-interacionais e comunicativos. Os resultados parciais apontam para a melhoria de desempenho dos alunos quanto às suas escolhas linguísticas em situações interacionais.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.