The 2013 Journeys in Pará: the political socialization of young activists

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2024.230436

Keywords:

2013 Journeys. , Journeys in Pará, Political subjectification.

Abstract

I This article analyzes the 2013 Jornadas in Pará as part of a global cycle of protests, incorporating the results of the third phase of the national research "NAME OF RESEARCH" Based on the analysis of regional specificities and the experiences of young militants, we highlight both common and particular aspects of the movement. Theoretically, we revisit the concepts of youth (Groppo), political subjectivation (Rancière), and political socialization (Tomizaki). Semi-structured interviews with militants and a local researcher emphasize the importance of intersectional agendas and participation in the Jornadas as part of political socialization.

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Author Biographies

  • Luiz Carlos Felizardo Junior, Universidade Estadual de Minas Gerais

    Doutor em Educação e Cultura (UFMG- 2017). Mestre em Educação - Sociedade Educação e Movimentos Sociais (UFMG - 2007) com especialização em Ensino de Ciências da Natureza (UFMG-1999), licenciado em Química e em Pedagogia. Atualmente é professor de Didática e Processos avaliação (UEMG - Campanha) tendo coordenado o Curso de Pedagogia de 2021 à 2023. Foi militante de Movimento Negro Nacional e atualmente é ativista das causas étnico culturais, raciais e direitos civis e humanos. Nas pesquisas focaliza os estudos das Juventudes e educação; Educação intergeracional geracional e coetâneas, relações étnico raciais, culturais e educação.

  • Crisolita Gonçalves dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

    Doutora em Educação- Linhas Políticas Públicas em Educação (2013-2017 ) pela UFPA. Mestra em Educação na UFPA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000). É especialista em gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Pará Campus Abaetetuba, na Faculdade de Educação e Ciências Sociais. Suas atividades de Pesquisa voltam-se para as Políticas Públicas em Educação, Violência Escolar, Gestão e organização Escolar, Juventude e Ensino Médio, Educação e Trabalho. É membro do Grupo de Estudos e pesquisas sobre Trabalho e Educação GEPTE/UFPA.

  • Josefa Alexandrina da Silva, Universidade Federal de Alfenas

    Bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado pela mesma instituição e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professora na educação básica e participou da equipe técnica de Sociologia da Secretaria de Estado da Educação. Foi professora substituta de Práticas em Educação; Ensino de Ciências Sociais; Laboratório de Ensino de Sociologia e Relações Étnico-Raciais no curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase na área de educação e juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas curriculares, formação de professores, metodologia de ensino, e processos de formação da juventude. Membra da Direção Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) gestão 2022-24, Grupo de Estudos de Juventude da UNIFAL-MG e colaboradora da Pesquisa Dimensões educacionais das Jornadas de 2013: Pautas educacionais, experiências escolares e formação política de jovens em protesto

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Published

2024-12-30

Issue

Section

Dossiê: Para Além do Centro: Atores Coletivos Periféricos, Movimentos Sociais e Territórios Marginais na Política de Confronto Pós-Junho de 2013

How to Cite

Felizardo Junior, L. C., Costa, C. G. dos S., & Silva, J. A. da . (2024). The 2013 Journeys in Pará: the political socialization of young activists. Plural, 31(2), 178-199. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2024.230436